TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mudanças Politicas E Economicas

Trabalho Universitário: As Mudanças Politicas E Economicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

Microeconomia

A Microeconomia, ou Teoria dos Preços, é a ramo da economia positiva, uma vez que as perspectivas são montadas com base em dados reais; teoria que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam. Trata dos Preços, a renda e a quantidade produzida.

A Microeconomia analisa a formação dos preços no mercado, que se dá baseado em dois mercados:

- Mercado de bens e serviços;

- Mercado dos serviços dos fatores de produção.

O foco da Microeconomia está no mercado no qual as empresas e consumidores interagem entre si, conforme análises dos fatores econômicos que determinam o comportamento de ambos.

Trata da oferta, da demanda, da formação de preços no mercado e das possibilidades sacrificadas (custos de oportunidade ou implícitos).

Não se confunde microeconomia com análise contábil, uma vez que, diferentemente da microeconomia, a análise contábil, faz análises dentro de um universo específico (infra-empresa).

A microeconomia possui natureza estática, porque se analisa a realidade específica, tratando um período como estático, além de, também, comparativa (ciência teórica ou dedutiva), desse modo, tem-se que analisar um ponto específico no tempo, como se ele fosse estático.

É impossível analisar todas as variáveis, então devo criar um meio e buscar as variáveis mais importantes. Desse modo, cria situações e variáveis hipotéticas.

São agentes da microeconomia aqueles que “compram” e aqueles que “vendem”. Os consumidores são os agentes da demanda, os quais possuem intenção na busca pela satisfação de suas necessidades (intenção do mercado trabalha baseado na renda do mercado consumidor). E as empresas são os agentes da oferta, são aqueles que transformam a mão de obra. Trabalham com a tecnologia para avançar seu objetivo, o lucro; assim, a racionalidade produtiva em função do lucro.

TEORIA DOS PREÇOS = Consumidor (demanda) + Empresa (oferta).

Em suma, a microeconomia “Examina a formação de preços e mercados específicos, ou seja, como consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem os preços e a quantidade a satisfazer a ambos simultaneamente”.

Pressupostos básicos

Possui natureza/condição coeteris paribus, qual é uma expressão em latim que significa tudo o mais constante. Não é possível fazer todas as análises possíveis dentro de uma realidade, então, deve-se fazer um apanhado geral e se analisa a partir daquilo que se considera mais interessante. É preciso deixar de lado o que não é importante para ter o foco apenas no que é realmente importante, assim a análise será mais fácil. E a partir disso, eu tenho um resultado puro e líquido, posso dar números às análises. A análise microeconômica básica, para poder analisar um mercado isoladamente, supõe todos os demais mercados constantes, ou seja, o mercado em estudo não afeta nem é afetado pelos demais. Essa condição serve também para verificarmos o efeito de variáveis isoladas

Possui análises de equilíbrio parcial e geral são mais simples e exequíveis: levam menos tempo, são menos complexas e por elas pode se fazer várias análises parciais e partir delas para uma geral.

Possui preços relativos e abstratos (absolutos), ou seja, são relativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com