TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos de política econômica

Trabalho acadêmico: Instrumentos de política econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Economia

1. Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.

A Microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados como renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.

Ao estudar e procurar os grandes agregados. A Macroeconomia negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos. Esse enfoque mais agregativo pode omitir fatores importantes. A abordagem global tem a vantagem de estabelecer relações entre grandes agregados e permite uma compreensão maior de algumas interações relevantes da economia, entre mercados de bens e serviço, o mercado monetário e o mercado de trabalho, representando assim um importante instrumento para política e a programação econômica.

Apesar da aparente constrante, não há conflito entre a Micro e a Macroeconomia, uma vez que o conjunto de economia é a soma de seus mercados individuais.

2. Sintetize os objetivos de política econômica.

A política econômica tem como objetivo:

- Aumentar o nível de empregos – o desemprego é a sobra de mão de obra disponível no mercado para o Estado, então o Estado deve atuar interferindo na economia para utilizar todo o recurso humano e natural disponível para produção de bens e serviços.

- Estabilidade de preços – controlar a inflação, é o mesmo que manter estável o nível geral de preços, pois a alta taxa de inflacionária diminui o poder aquisitivo dos trabalhadores.

- Distribuição de renda socialmente justa – as diferenças de renda no Brasil deveu a política deliberada pelo governo de primeiro crescer e depois distribuir, no período de 1967 e 1973. De toda forma todas as classes sociais melhoram o padrão de vida, acontece que nas classes mais ricas a proporção de aumento foi maior.

- Crescimento econômico – Aumentar o produto nacional por meio de políticas econômicas de curto prazo que estimulem a atividade produtiva, mas temos um limite à quantidade que se pode produzir com a tecnologia e os recursos disponíveis. O melhor indicador para aferir a melhora do padrão de vida da população é o crescimento da renda nacional per capita, ou seja, em colocar à disposição da coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços que supere o crescimento populacional.

3. Resuma os instrumentos de política econômica.

Os instrumentos política econômica são:

- Política fiscal refere-se aos instrumentos do governo dispõe para arrecadar tributos (política tributária) e controlar suas despesas (política de gastos).

- Política monetária refere-se a atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia.

- Política cambial e comercial são políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia, sendo: política cambial refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio e política comercial refere-se a estímulos fiscais e creditícios às exportações e ao controle das importações.

4. Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos , relacionando os respectivos fatores que as provocam.

Inflação é o aumento contínuo e generalizado no índice de preços. O aumento de um bem ou serviço em particular não constitui inflação, somente ocorre quando há um aumento generalizado da maioria dos bens e serviços.

Inflação de demanda é o excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. O aumento da inflação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com