TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As conseqüências do preconceito nas suas formas mais diversas

Seminário: As conseqüências do preconceito nas suas formas mais diversas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício 3

Conseqüências do preconceito nas suas mais variadas formas

Vem sendo assunto polemico e preocupante tudo o que envolve preconceito, seja ele de qualquer tipo. Hoje no Brasil, conseguimos por fim em diversos problemas envolvendo preconceitos que constrangia e em algumas situações prejudicava de tal modo a vitima que a levava a morte, sendo esta por sua vez social ou até mesmo física.

Há casos de preconceito tão graves, que a vitima acaba sofrendo exclusão de uma parte da sociedade, temos, por exemplo, ocultamente casos de pessoas portadoras da doença incurável HIV. Geralmente as pessoas ao seu redor que descobrem que em seu meio há uma portadora de HIV, tentam excluí-la ou se afastar com o pensamento de que só assim não pegaram a doença, porém leigas no assunto, não sabem que esta doença se pega apenas por relação sexual, transfusão de sangue, materiais que perfuram ou cortam a pele, e por ultimo pela gravidez ou amamentação. Após isso a pessoa excluída, acaba tendo uma morte social, que a leva muitas vezes desistir do tratamento, ou até mesmo entrando em uma depressão tão profunda que torna a sua doença mais forte, e a suas expectativas de vida mais fraca, levando finalmente a morte física.

Fora este caso, considerado o mais grave, tem inúmeros tipos de preconceito, o racial, sexual, social, e física. Alguns destes, muitas vezes são começados na escola, antigamente visto como atitudes e brincadeiras normais, agora são tratadas como Bullying, o que mostra aos jovens estudantes desde cedo que toda ação contra a honra do próximo, lhe causará uma ação, imposta ou para o infrator ou para os seus responsáveis.

Muitos preconceitos foram vencidos, passados, e até mesmo superados. Mas, todos têm como dever, continuar na constante luta para que todos os tipos destes sejam extintas, formando assim um melhor convívio em sociedade, todos com as suas diferenças sejam elas quais for.

Importância e a aplicabilidade do Direito adquirido, ato jurídico e da coisa julgada.

É de extrema importância que se tenha a aplicabilidade em todas as leis. Pois uma vez imposto, decidido, e colocado garante-se que o seu direito ou que o seu dever será garantido em tempo determinado, pois a pessoas ficam asseguradas que independentes do tempo não corram o risco de que alguém entre com uma nova ação para tirar o que fiquei decido em altos. Ou que, por exemplo, no caso da maioridade, certo direito seu seja tirado sem prévio aviso, uma vez que esta prescrito na lei.

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS

Complete:.

a) Trata-se de um dos Remédios Constitucionais previstos pelo Artigo 5o. da Constituição Federal, que permite a qualquer cidadão eleitor obter a invalidade de atos ou contratos administrativos ilegais do Estado, ou de entidade de que o Estado participe, lesivos ao patrimônio público, ao patrimônio das entidades autárquicas ou das sociedades de economia mista, visando a defesa da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimônio histórico cultural. Estamos falando do mandado de jurisdição.

b) Direito de petição é o instrumento constitucional capaz de assegurar ao indivíduo o acesso às referências e informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com