TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso da literatura infanto-juvenil como forma de discutir e combater o preconceito

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Centro Universitário Estácio Uniseb

                Projeto de Pesquisa

        

1. Dados de Identificação

Título: O uso da literatura infanto-juvenil como forma de discutir e combater o preconceito.

Autores:

Catia Regina da Silva        

Elisabete Aparecida Almeida da Silva

Marcel Sérgio Alexandre dos Santos Batista da Silva

Curso: Letras Português/Inglês

Polo: Brooklin – São Paulo – SP

Linha de Pesquisa: Linha 4: Literatura, História e Cultura

2. Justificativa

Racismo e discriminação são temas recorrentes na nossa sociedade, porém mais recentemente o termo ¨bullying¨ vem sendo usado com bastante frequência na sociedade de uma maneira geral e, sobretudo, na comunidade escolar gerando preocupação tanto aos alunos, professores e também aos pais. Partindo do princípio de que a literatura é fundamental na formação dos sujeitos e de que a adolescência traz consigo problemas inerentes a essa faixa etária, visamos através deste trabalho sugerir títulos da literatura voltada para adolescentes e por este motivo com linguagem direcionada a eles para abordar temas que embora não estejam inseridos no currículo, são temas relevantes e atuais para a comunidade escolar e a sociedade de uma maneira geral e que estão inseridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais como temas transversais.

3. Pergunta de Pesquisa

Como a literatura infanto-juvenil pode contribuir para a discussão e o combate ao preconceito no ambiente escolar?

4. Objetivo

O objetivo deste trabalho é mostrar que através da literatura infanto-juvenil direcionada justamente aos jovens podemos trabalhar questões atuais e pertinentes ao universo adolescente e tão comuns no universo escolar como racismo, discriminação aos deficientes físicos e o bullyng.

5. Hipóteses

A literatura tem papel fundamental na formação dos cidadãos, ora refletindo, ora mostrando novos olhares sobre a realidade que nos cerca. Partindo deste pressuposto nossa pesquisa se desenvolverá na sugestão de títulos e metodologias que levem aos alunos  uma possibilidade de pensarem  e discutirem temas que são relevantes dentro e fora do ambiente escolar com o propósito de que esta reflexão gere novas posturas que influenciem positivamente o comportamento do aluno nesta fase da vida, que por si só, já carrega diversas problemáticas.    

6. Metodologia

Este trabalho será desenvolvido através de livros, artigos, revistas e publicações em formato digital disponíveis na internet sobre o tema literatura, adolescência, discriminação, preconceito e bullying levando em consideração aspectos pertinentes a abordagem e combate ao preconceito em sala de aula através da literatura.

7. Referências

PATERSON, Katherine. Ponte para Terabitia. Tradução: Ana Maria Machado. Ilustrações: Carlos Brito. – 2° Edição -  Ed. Salamandra. São Paulo: 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com