TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Ciências Politicas

Casos: Atividade De Ciências Politicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  285 Visualizações

2ª Atividade:

1ª Questão - Quais os filósofos jusnaturalistas que tiveram influência decisiva na formação do pensamento liberal?

RESPOSTA: Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704), Montesquieu (1689-1755) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778).

2ª Questão - Por que a humanidade resolveu, em um determinado momento do seu percurso, viver em sociedade e sob o domínio do Estado?

RESPOSTA: Para segurança e proteção dos bens e vida de cada um, segundo os jusnaturalistas.

3ª Questão - Identifique em cada corrente de pensamento – liberal e marxista – os seus princípios básicos.

RESPOSTA: A teoria liberal toma o indivíduo por ponto de partida, enquanto a teoria marxista parte do grupo – as classes sociais. Para o liberalismo, o interesse individual é o fundamento da ordem política legítima, enquanto para o marxismo é o interesse de classe que explica todo e qualquer ordenamento político.

4ª Questão - Explique porque, para Marx, em uma sociedade de classes, todo governo é sempre uma ditadura da classe dominante sobre a classe dominada.

RESPOSTA: Para Marx, o Estado é um órgão de dominação de classe, um órgão dê submisso de uma classe por outra; é a criação de uma "ordem" que legalize e consolide essa submissão, amortecendo a colisão das classes. Para os políticos da pequena burguesia, ao contrário, a ordem é precisamente a conciliação das classes e não a submissão de uma classe por outra; atenuar a colisão significa conciliar, e não arrancar às classes oprimidas os meios e processos de luta contra os opressores a cuja derrocada elas aspiram.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com