TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Contabilidade Basica

Trabalho Universitário: Atps De Contabilidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

Introdução 03

1. Conceito De Contabilidade 04

1.1. Usuários 05

1.2 A Importância Da Contabilidade 05

2. Sistema De Acumulação De Custos E O Controle De Estoques 06

2.2 Principais Conceitos Da Contabilidade Envolvendo O Patrimônio 06

3. Elaboração De Balanço Patrimonial 09

4. Demonstração Do Resultado Do Exercício (Dre) E Balanço Patrimonial 10

Conclusão 12

Referência Bibliográfica 13

INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Existem diversos registros de que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis. Em termos de registro histórico, é importante destacar a obra Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalita, do Frei Pacioli, publicado em Veneza em 1494 (pouco depois da invenção da imprensa e um dos primeiros impressos no mundo). Esta obra descreve, num de seus capítulos, um método empregado por mercadores de Veneza no controle de suas operações, posteriormente denominado método das partidas dobradas ou método de Veneza.

O objetivo do presente trabalho é a produção de uma lista de verificação e uma apresentação das habilidades esperadas do profissional que necessita da Contabilidade no dia a dia. Para tanto, o aluno deverá elaborar uma lista de verificação e uma apresentação das habilidades esperadas do profissional que necessita da Contabilidade no dia a dia.

Ao elaborar esta atividade, os alunos evidenciarão as melhores práticas para o gerenciamento de custos e formação de preço.

1. CONCEITO E FINALIDADE DA CONTABILIDADE

A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa. A Contabilidade, desde seu aparecimento como conjunto ordenado de conhecimentos, com o objetivo e finalidades definidas, tem sido considerada como arte, como técnica ou como ciência, de acordo com a orientação seguida pelos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano. Nós vamos considerá-la como um conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias, ela é na acepção ampla do conceito de ciência uma das ciências econômicas e administrativas.

Segundo o professor Edivam Junior, em um artigo publicado na revista Administradores, “a finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos ocorridos no patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.

Essas informações são indispensáveis à orientação administrativa, permitindo maior eficiência na gestão econômica da entidade e no controle dos bens patrimoniais. A contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a História na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para orientação administrativa.

1.1. USUÁRIOS

Os usuários da contabilidade podem ser classificados em dois grupos:

Internos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com