TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Jornal Virtual

Trabalho Escolar: Atps Jornal Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 13

Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas – Unidade1

Serviço Social – Formação Social Econômica, e Política do Brasil.

JORNAL VIRTUAL

Tutora à distância: Professora Maria Clotilde Bastos

Campinas, 08 de Outubro de 2013

A Cultura De Um Povo

Jean Baptist Debret ou apenas Debret como é mais conhecido veio ao Brasil em 26 de Março de 1816 e integrou a missão artística Francesa, viveu aqui por 15 anos e foi aqui que organizou sua grande obra o livro: Viagem Pitoresca e História do Brasil, onde apresente diversas pinturas sobre o povo brasileiro e sua cultura. Nos anos 1834, 1835 e 1839 publicou respectivamente na Europa o três tomos de sua obra.

Debret é considerado um artista cujo suas obras se enquadram num estilo romântico, mas alguns estudiosos de artes plásticas o consideram um pintor do neoclassicismo, antes de vir ao Brasil Debret retratou temas religiosos, bélicos e também alguns ligados ao imperador Francês, já suas obras Brasileiras mostram passagens, cenas cotidianas, a cultura do povo Brasileiro, detalhista Debret buscou tratar com um olhas de um viajante todos os aspectos das cenas e regiões retratadas; Jean Baptist Debret é filho de Jacques Debret, funcionário do parlamento Francês e estudioso da história natural e por sua vez também de arte, Debret que veio ao Brasil com a missão artística de idealizar e organizar a criação da academia, Debret veio juntamente com Grandjean de Montigny por meio de um convite para a missão artística no Brasil , pediu feito por D. João VI , embarcou no dia 26 de janeiro de 1816 e aportou no Brasil em 26 de Março de 1816.

Em suas abras retratadas no Brasil a que mais nos chama atenção é: JEAN-BAPTISTE DEBRET: Um jantar brasileiro, 1827

Essa tela nos retrata um jantar Brasileiro e ela nos permite fazer uma análise crítica existente na sociedade Brasileira naquele período o

escravo era o pilar da sustentação social e econômica, pois quem realmente trabalhava naquela época eram os escravos e também é de fácil entendimento ao observar esta tela ver quem são os livres e os cativos e é ainda mais fácil compreender que isto existe exclusivamente pela cor da pele, a farta mesa devorada pelo casal é mais um ponto a ser observado em nossa reflexão, pois nos mostra a desigualdade social existente naquela época, podemos observar também no inferior da tela duas crianças com pouca idade e que por este motivo não são utilizadas nos serviços mais pesados, vendo tudo isso podemos fazer uma breve comparação com o tempo em que vivemos, onde ainda existem sim por sua vez trabalhos escravos e mão de obra infantil, porém com uma freqüência menor, tudo muito escondido, pois hoje existem leis claras para este tipo de exploração e abuso, mas uma coisa é clara mesmo com toda uma melhora que houve até hoje ainda não conseguimos extinguir escravos, crianças trabalhando e descriminação pela cor da sua pele, mas tudo esta mudando e cremos que um dia podemos ver que realmente tudo isso ficou pra trás e que hoje todos somos livres para realizar seus objetivos independente de cor de pele ou classe social.

Pintor e desenhista, Debret, proporcionou aos brasileiros um valiosíssimo acervo de imagens que servem de referência para estudiosos e curiosos da nossa história e cultura sobre a primeira metade do século XIX.

Em comemoração a Debret e sua grande obra: Viagem Pitoresca e Hitórica no Brasil

Foi emitido um selo comemorativo que podemos observar a seguir:

Além da obra Um Jantar Brasileiro Debret realizou também mais de 500 aquarelas sobre nosso país, obras estas que levou para a França em 1831, obras que detalharam com riqueza toda a cultura do povo Brasileiro e é por este motivo que as obras de Debret são consideradas uma grande contribuição para o Brasil, Mas Debret vou voltou á França alegando motivos de saúde, mas há quem dê outras duas hipóteses para sua volta e numa delas é sugerido que em 1831 ele tinha 63 anos e suas obras seriam uma espécie de '' Trabalho Para A Aposentadoria '‘, mas não importa os motivos à vinda de Debret ao Brasil foi de uma importância grandiosa, pois relatou a vida, a história e toda a cultura de um povo com suas belíssimas aquarelas e só temos a agradecer por esta contribuição tão valiosa.

Carlota Joaquina a Princesa do Brasil

A colônia se modernizou bastante uma vez que passou a dispor de instituições e lugares importantes para a vida em sociedade como Banco do Brasil, o Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional e a criação da primeira Constituição que acabaram culminando com a Independência do Brasil. Atualmente as novidades trazidas pelos estrangeiros trazem lucro para o nosso Brasil e isso gera uma grande capitalização. Carlota Joaquina chega ao Brasil e começa a ver de forma preconceituosa o povo do Brasil, tantos negros como os índios. Nos dias de hoje as populações indígenas são vistas pela sociedade brasileira ora de forma preconceituosa, ora de forma idealizada. O preconceito parte, muito mais, daqueles que convivem diretamente com os índios: as populações rurais.

Os índios são considerados a partir de um conjunto de imagens e crenças amplamente disseminadas pelo senso comum: eles são os donos da terra e seus primeiros habitantes, aqueles que sabem conviver com a natureza sem depredá-la. São também vistos como parte do passado e, portanto, como estando em processo de desaparecimento, muito embora, como provam os dados, nas três últimas décadas tenha se constatado o crescimento da população indígena.

O preconceito contra os negros, uma herança oriunda do período da escravidão, ainda hoje é presente nos núcleos sociais, mesmo que alguns defendam que isso é coisa do passado. E, no contexto de inserção no mercado de trabalho, a desigualdade entre

negros e pessoas de outras raças é comprovada, ocasionando outro eixo de discussão sobre o tema.

No filme também retrata que pessoas que eram mais próximas do rei se aproveitavam dos menos favorecidos cobrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com