TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornal Virtual

Artigo: Jornal Virtual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera UNIDERP

Curso: Serviço Social

Disciplina: Formação Social, Econômica e Política do Brasil

Professora EAD: Maria Clotilde Bastos

Tutora Presencial: : Liana Mª Ibiapina.

A ESCRAVIDÃO AINDA EXISTE

Aldenir Soares Borges RA 421582

Jacira Medeiros da Silva RA 411864

Josefa Alves Gomes RA 408483

Ozana do N. Oliveira RA 414004

Rosa Ires Pereira da Silva Mota RA 817747004

Caxias - MA

30/09/2013

INTRODUÇÃO

O presente jornal virtual visa mostrar que nem tudo foi muito simples no passado, e que o perfil atual do Brasil é resultado de uma trajetória histórica, a qual nem sempre é mostrada e apresentada. Pretende englobar a questão da escravidão, ditadura e as transformações pelo qual o Brasil passou.

Temos a ditadura como o período da política brasileira em que os militares governavam o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985, caracterizando-se pela democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar. Com o golpe liderado por Getúlio Vargas,uma ditadura foi instalada no país.

.

ESCRAVIDÃO E RESISTÊNCIA

Os negros eram tratados como mercadorias, viviam em condições desumanas onde seus direitos eram desrespeitados. .

Trabalhavam muito, de quatorze a dezesseis horas por dia o que se tornou o principal motivo de suas fugas. A expressão escravidão moderna possui sentido metafórico, pois não se trata mais de compra ou venda de pessoas. No entanto, os meios de comunicação em geral utilizam expressão para designar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidações.

No Brasil, o trabalho escravo resulta da soma do trabalho degradante com a privação de liberdade. Além de o trabalhador ficar atrelado a uma dívida, tem seus documentos retidos e, nas áreas rurais, normalmente fica em local geograficamente isolado. Nota-se que o conceito de trabalho escravo é universal e todo mundo sabe o que é escravidão.trabalhos forçados, embora quase sempre impliquem o uso de violência.

A escravidão no Brasil foi extinta oficialmente em 13 de maio de 1888. Todavia, em 1995 o governo brasileiro admitiu a existência de condições de trabalho análogas à escravidão. A erradicação do trabalho escravo passa pelo cumprimento das leis existentes, porém isso não tem sido suficiente para acabar com esse flagelo social.

Mesmo com aplicações de multas, corte de crédito rural ao agropecuarista infrator ou de apreensões das mercadorias nas oficinas de costura, utilizar o trabalho escravo é, pasmem, um bom negócio para muitos fazendeiros e empresários porque barateia os custos da mão de obra. Quando flagrados, os infratores pagam os direitos trabalhistas que haviam sonegado aos trabalhadores e nada mais acontece.

CHARGE

A charge acima nos mostra que os menos favorecidos acabam sempre pagando pelos erros da elite, foi assim e continua sendo. Desde o início, a classe dominante já exercia seu poder sobre os mais fracos e atualmente não é diferente.

O filme “Carlota Joaquina” retrata uma série de fatos importantes que formaram a base da atual sociedade brasileira onde alguns traços ainda são visíveis na atualidade como o comportamento histérico de Carlota Joaquina, a praga de piolhos,a questão do desenvolvimento das cidades,entre outros, tudo isso forma o contexto histórico na qual o Brasil está inserido.

DITADURA: O QUE NÃO É PROIBIDO É OBRIGATÓRIO

A Ditadura militar foi caracterizada pela forma de governo onde o poder político foi controlado por militares. Foi uma época marcada pela desorganização falta de democracia ,supressão de direitos constitucionais, perseguição a política e repressão a todos que se opunham ao regime militar,não existindo nessa época o direito de liberdade de expressão da população.

É um discurso constante te ensinando que, seus sentimentos, seus pensamentos e desejos não têm a menor importância, que você é um ninguém e deve viver comandado por outras pessoas que desejam e pensam por você. Tempo em que ria-se para não chorar,ironizava-se para seguir vivendo, época de censura aos meios de comunicação-censura aos artistas (músicas,atores,artistas plásticos).

SUICÍDIO POR AMOR A SUA PÁTRIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com