TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRICS: O mecanismo internacional sob a forma de um agrupamento informal

Artigo: BRICS: O mecanismo internacional sob a forma de um agrupamento informal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Artigo  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países sendo eles: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional conjunta, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não é registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios.

Em 2001, o economista Jim O´Neil formulou a expressão BRICs (com “s” minúsculo no final para designar o plural de BRIC), utilizando as iniciais dos quatro países considerados emergentes, que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período de, no máximo, cinquenta anos.

O que era, no início, apenas uma classificação utilizada por economistas e cientistas políticos para designar um grupo de países com características econômicas em comum, passou, a partir de 2006, a ser um mecanismo internacional. Isso porque Brasil, Rússia, Índia e China decidiram dar um caráter diplomático a essa expressão na 61º Assembleia Geral das Nações Unidas, o que propiciou a realização de ações econômicas coletivas por parte desses países, bem como uma maior comunicação entre eles.

Critica: O plano de economia do BRICS , se baseia em uma ideia futurística de 5 países,com uma potência econômica relativamente igual, no qual o ideal é dominar o PIB mundial , e em questões econômicas a formulação de Jim tem dados resultados pois são o grupo de países que mais crescem no planeta , sem contar na abundância de riquezas nacionais que cada um contém.Quanto maior a comunicação e sintonia entre eles maior é o crescimento , podemos dizer que é um planejamento econômico quase sem falhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com