TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanismos de funcionamento e distribuição de Home Care como uma nova forma de cuidados de saúde

Tese: Mecanismos de funcionamento e distribuição de Home Care como uma nova forma de cuidados de saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 11

Trabalho Completo Home Care

Home Care

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: Luiza 28 dezembro 2011

Palavras: 3036 | Páginas: 13

...

amília (PSF), visa à educação sanitária domiciliar como fundamental por aumentar os níveis de saúde das famílias, ou seja, a qualidade de vida. Este programa se bem aplicado, em ultima instância, acaba refletindo na diminuição dos índices de internações. Uma outra forma de reduzir internações, custos e dinamizar leitos, é o sistema de Home Care, no qual uma equipe acompanha o paciente e seu tratamento, educando a família e o próprio doente em seu auto-cuidado. Dentro desta filosofia, nos identificamos com os propósitos do Home Care como modalidade de assistência domiciliar, onde a enfermagem possa atuar de maneira efetiva, colaborando com a estabilidade de saúde das pessoas (ANDREONI, 1994).

0 presente estudo, trouxe a reflexão das modalidades de assistência de enfermagem existentes, durante todo o curso de graduação, levando-nos ao interesse em conhecer e discorrer sobre a modalidade do Home Care.

Este tema foi escolhido por tratar-se de um assunto extremamente interessante à prática de enfermagem, ainda pouco explorado, e também por ser uma nova modalidade de assistência que promete modificar de forma qualitativa e quantitativa o mercado de trabalho para os profissionais da área da saúde, principalmente o profissional enfermeiro.

Salientamos ainda que o currículo acadêmico não proporciona abordagem sobre Home Care, sendo este modelo assistencial atual e importante. Toda esta relevância nos estimulou a realização de revisão bibliográfica sobre o tema em questão, podendo o mesmo ser divulgado, para que sirva como subsidio a profissionais que se necessitarem em conhecê-lo melhor. Além disso, também se justifica a realização deste trabalho a escassez de literatura divulgada acerca deste novo e autônomo campo de trabalho para o enfermeiro. Os raros trabalhos existentes e encontrados tratam do tema delimitando-o a patologias ou tipos específicos de pacientes, como idosos, gestantes, pacientes terminais, etc. 0 presente estudo vem colaborar nas informações conceituais, históricas e relevantes à atuação do enfermeiro e toda a equipe multiprofissional no modelo de assistência Home Care.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral:

Conhecer os mecanismos de funcionamento e divulgar o Home Care como uma nova modalidade de assistência a saúde.

2.2. Objetivos Específicos:

• Tratar um histórico do Home Care até a atualidade;

• Identificar os profissionais que atuam nas equipes e o papel do enfermeiro dentro da Home Care,

3. JUSTIFICATIVA

Conhecer os mecanismos de funcionamento e divulgar o Home Care como uma nova modalidade de assistência a saúde justifica-se por mostrar os benefícios abaixo relacionados que Home Care pode trazer, que são:

• Prestar assistência sistematizada de enfermagem ao paciente e família em domicílio visando a recuperação da saúde;

• Capacitar pacientes e seus familiares para o auto-cuidado;

• Diminuir os riscos decorrentes da hospitalização prolongada, principalmente infecção hospitalar;

• Reduzir os custos decorrentes da hospitalização;

• Aumentar o numero de leitos disponíveis, possibilitando a internacão de outros pacientes;

• Educar o paciente e a família com ênfase no auto-cuidado.

4. HOME CARE

4.1. Resgate Histórico do Home Care

O conceito de HOME-CARE (atendimento domiciliar) surgiu pela primeira

vez no ano de 1880, nos EUA firmando-se porém somente na década de 60 como

alternativa aos altos custos de internação hospitalar. Logo se revelou eficiente, não somente na redução dos custos finais de tratamento, como também permitiu uma

queda substancial nos índices de infecções adquiridas em ambientes hospitalares (DIECKMANN, 1997).

È um tipo de assistência a saúde realizado por uma equipe multiprofissional

(médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e outros) caracterizado pela prestação de serviço no local de residência das pessoas, podendo este atendimento destinar-se a pacientes crônicos ou não ( FREITAS, 2000)

O Home Care é uma continuação dos cuidados recebidos no hospital. Toda uma estrutura hospitalar convencional, suporte médico, de enfermagem, fisioterápico, respiratório, medicamentoso, laboratorial e radiológico, além de muitos outros, e proporcionada na residência do paciente, com toda a segurança e comodidade, que contribui para a sua rápida recuperação e bem estar (CUNHA, 1991).

Segundo Ladeia (2006) até não muito tempo atrás, a maioria das intervenções médicas se dava na casa do paciente. O pronto atendimento tal como o conhecemos hoje soma apenas um século de vida. No entanto, ao lado das inúmeras vantagens, resultantes dos avanços na ciência médica e do desenvolvimento tecnológico, a "institucionalização" do atendimento traz também o problema da desumanização e modifica profundamente a vida do paciente e de sua família, além de encarecer os serviços sanitários.

Os hospitais cresceram, ganharam profissionais especializados, absorveram os avanços da tecnologia, passaram a salvar cada vez mais vidas. Mas essa evolução também teve seu preço, pois a tecnologia custa caro. As doenças se tornaram mais complexas, a população cresceu e o número de pacientes também (LADEIA, 2006).

No setor público,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com