TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Between Two Worlds: Think-Tanks and Foreign Policy – William Wallace

Por:   •  25/11/2016  •  Ensaio  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 9

Between Two Worlds: Think-Tanks and Foreign Policy – William Wallace

        Os THINK-TANKS surgiram no período entre guerras devido a um impulso dos acadêmicos liberais da época em aconselhar governos rela em questões políticas, sendo assim instituições independentes desses governos. Com o objetivo de enriquecer o debate em áreas consideradas anteriormente confidenciais, sem perder o contato com os responsáveis por formular a política no dia-a-dia, foi fundado o “British Institute of International Affairs”, que pretendia ser um único instituto composto por civis e conselheiros que a representar os EUA e a Inglaterra em negociações do tratado de Versalhes (1919). Esses conselheiros decidiram incentivar o estudo das questões internacionais, bem como o intercâmbio de informação e conhecimento por meio de um instituto independente do governo, fazendo uso da leitura e discussão para a elaboração de livros, artigos, relatórios e outros trabalhos.

        Esse instituto britânico foi o primeiro Think-Tank e serviu de exemplo para todos os outros que surgiram nos demais países. Tinha o objetivo de proporcionar às elites interessadas nas questões internacionais ideias e informações com suas publicações e cursos sem que o controle do governo fosse imposto. Já que nessa época ainda era comum que uma única instituição tentasse abranger todos os temas da agenda internacional, possuindo diversos setores especializados.

        Após a Segunda Grande Guerra, uma nova geração de intelectuais e governantes subiu ao poder, ao passo que vários intelectuais e acadêmicos se exilaram nos EUA e na Inglaterra, proporcionando um grande impacto nas instituições e universidades americanas. No decorrer da Guerra Fria, os governos passaram a buscar o apoio dos acadêmicos para reforçar as suas ideias e ideologias por meio do financiamento das instituições e projetos de pesquisa. Além disso, nos anos 60 e 70 a política internacional passou a influenciar tanto o cenário doméstico que grupos domésticos passaram a criar seus próprios think-tanks, para divulgar as suas ideias, ampliando o número dessas organizações.

What is a Think-tank?

Uma think-tank é uma instituição que possui algumas funções clássicas:

  1. Através de abordagens históricas, das ciências sociais, direito e da matemática, uma Think-Thank faz uma análise intelectual de problemas que são relevantes para os governos.
  2. Possui uma preocupação com as ideias e os conceitos que determinam a política, examinando e questionando a sabedoria comum que molda o dia-a-dia dos formadores de política.
  3.  Faz coleção e classificação de informações relevante a políticas, como coleção de desde estudos detalhados e relatórios da imprensa e documentos.
  4. Possui uma perspectiva de longo prazo, focada em tendência em vez de eventos.
  5. Possui um grau de desvinculamento do governo ou dos partidos políticos.
  6. Possui um grau de envolvimento com o governo, tenteando influenciá-lo através das suas publicações, do seu impacto no debate político ou seu engajamento nas discussões com ministros e oficiais diretamente.
  • É INDEPENDENTE DO GOVERNO, MAS SE ENVOLVE A PARTIR DA DIFUSÃO DE SUAS IDEIAS.
  1. Possui o comprometimento de informar uma audiência mais ampla do que o governo e o meio acadêmico, através de publicações, reuniões e discussões.

        Não necessariamente um think-tank deve possuir todas essas funções, isso vai depender do contexto e da cultura sobre a qual elas operam, variando de um país para outro. Porém, é possível estabelecer dois tipos dessas instituições são elas os commited think-tank – possuem uma perspectiva particular – e os forum think-tank – não possuem uma perspectiva particular. Para exercer tais funções, essas instituições recrutam pessoas de diversas áreas, experiências e especializações diferentes com a finalidade de possuir diversas análises e pontos de vistas para as suas publicações.

        Um dos maiores problemas enfrentados por essas instituições é financiamento, pois se ela possuir um grupo de patrocinadores implica em controle sobre a instituição por parte dos patrocinadores, ou seja, eles podem exigir que o think-tank aja a seu favor, limitando o conteúdo que pode ou não ser publicado, sobre a ameaça de retirar o financiamento. A solução para esse problema seria a diversificação dos patrocinadores para evitar uma dependência.

PORTANTO: Os Think-tanks são organizações ou instituições que atuam no campo dos Grupos de interesse, produzindo e difundindo conhecimentos em assuntos estratégicos, com vistas a influenciar transformações sociais, políticas, econômicas ou científicas, sobretudo em assuntos sobre os quais pessoas comuns não encontram facilmente bases para analisar de forma objetiva.

National Context, National styles

Instituições trabalham dentro de um ambiente nacional e são inevitavelmente transformadas pela necessidade de se adaptar a esse ambiente. Sendo assim, ambientes nacionais distintos, pressões midiáticas e oposição, moldam as instituições presentes. O segredo ou a abertura de processo de decisão política, o caráter da relação entre governo e oposição, a disponibilidade ou não disponibilidade da imprensa como meio para fazer passar ideias não convencionais, afetão a maneira pela qual os Think Tanks se esforçam para informar e influenciar. O estilo da elite nacional, intelectual ou anti-intelectual, aberta ao pensamento de longo prazo ou comprometida com uma crença no “pragmatismo”, também restringe o instituto, que se esforça para chamar a sua atenção.

Grã-Bretanha

- Sistema política com auto-imagem de elite pragmática.

- Governo quase não havia demanda de longo prazo para demandas internacionais.

- Política Externa com tradição de sigilo em suas negociações e ações internacionais limita instituições fora da Grã-Bretanha de influência sua política.

- A partir de 1960, visto e entendimento pelo governo britânico da importância da Análise de Política Externa em poder oferecer um governo progressista , anunciou que estaria determinado a aumentar o intercâmbio cultural, incentivar as universidades a assuntos de Defesa e conhecimentos acadêmicos sobre o mesmo – patrocinando estudantes a grandes universidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com