TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

STEEL STRUCTURES FOR ROOFING: A COMPARATIVE VISION BETWEEN THE TRADITIONAL AND THE INNOVATIVE

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.901 Palavras (24 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

Estruturas de aço para telhado: Uma visão comparativa entre o tradicional e o inovador

STEEL STRUCTURES FOR ROOFING: A COMPARATIVE VISION BETWEEN THE TRADITIONAL AND THE INNOVATIVE

                                  Autor: Jucelena Raquel Barbosa Cogo[1]

                                  Orientador: Prof. MSC Pedro Bergamasco

RESUMO

Com o passar dos anos o homem vem aprimorando o modo de se construir, o que não é diferente na execução das coberturas. A utilização da estrutura de aço como tecnologia construtiva expandiu-se no mercado da construção civil. A aplicação desta tecnologia industrializada gerou excelência na qualidade, tanto no aspecto construtivo como ecológico, colaborando para a preservação das florestas nativas, tornando-se assim, uma opção competitiva na construção de estruturas para telhados. Por outro lado, o uso da madeira em estruturas de telhados é tradição na construção, porém a escassez dessa matéria-prima torna seu custo elevado, com isso a indústria da madeira busca a utilização de novas espécies, como as madeiras de reflorestamento. Neste contexto, este trabalho visa estudar a viabilidade do uso do aço em estruturas de telhados, comparando com o tradicional uso da madeira, seus métodos de fabricação, execução, vantagens e desvantagens.

PALAVRAS-CHAVE: Estrutura de aço para telhado. Estrutura de madeira para telhado.

ABSTRACT

Over the years man has been improving the way to build, which is not different in the execution of the covers. The use of the steel structure as constructive technology has expanded in the construction market. The application of this industrialized technology generated excellence in both constructive and ecological quality, helping to preserve native forests, thus becoming a competitive option in the construction of roof structures. On the other hand, the use of wood in roof structures is tradition in the construction, but the scarcity of this raw material makes its cost high, with that the wood industry seeks the use of new species, such as reforestation woods. In this context, this work aims to study the feasibility of the use of steel in roof structures, comparing with the traditional use of wood, its manufacturing methods, execution, advantages and disadvantages.

KEYWORDS: Steel roof structure. Wooden frame for roof.

  1. INTRODUÇÃO

O uso da estrutura de aço como tecnologia construtiva surgiu em meados do século XVlll e, a partir dessa época, transformou as criações arquitetônicas e as continua influenciando até os dias atuais.

No Brasil, a utilização de estruturas metálicas em edificações iniciou-se na segunda metade do século XlX, com o uso do ferro fundido, e expandiu-se até os dias de hoje, com o uso do aço, principalmente em edificações de usos comerciais e de serviço. Dentre as utilizações realizadas, ocorreram também experiências em habitações.

O uso da estrutura de aço permite uma maior agilidade e a industrialização do processo construtivo, normalmente é encontrado em grandes industrias, mas vem ganhando muito espaço na utilização de construções de pequeno e médio porte, pois a montagem desse método construtivo é extremamente eficiente quando comparado aos outros métodos.

O sistema de cobertura de madeira é o mais utilizável, pois é um material naturalmente resistente leve e de fácil obtenção.

  1. OBJETIVO

O objetivo desse artigo é analisar a viabilidade da utilização de estruturas metálicas em residências, compara-las com estruturas de madeiras, apontando as vantagens de cada um dos métodos construtivos citados.

  1. JUSTIFICATIVA

Sabendo-se que a construção civil vem ganhando cada vez mais espaço na vida do ser humano, pois em busca de melhoria para a sua vida, seja ela no trabalho, na residência, na rua, enfim em qualquer lugar.

Desta forma o homem vem aprimorando o modo de se construir, e consequentemente os métodos construtivos de cobertura também vem evoluindo.

Hoje em dia existem no mercado variadas formas de se executar um projeto de cobertura para telhado.

Este artigo descreve dois métodos construtivos de cobertura residencial, sendo um mais utilizado e o outro mais atual no mercado, analisando-se suas vantagens e desvantagens.

  1. METODOLOGIA

Os dados para a realização deste trabalho de conclusão de curso, foram obtidos após uma vasta pesquisa nos temas de estruturas metálicas e de madeira, sendo utilizados livros, revistas, sites,teses e imagens.

Diante das carateristicas das pesquisas descritivas será possivel detalhar de forma mais eficiente os principais desafios encontrato pelos alunos recém-formados em Engenharia Civil da Faculdade NOME DA SUA FACULDADE AQUI no mercado de trabalho de São Mateus.

Sendo assim, diante de varias informações é fundamental a utilização da pesquisa bibliográfica que de acordo com Cervo, Bervian, e Silva, (2007, p.60):

A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertação e teses. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos busca-se conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado sobre determinado assunto, tema ou problema.

Correlaciona-se assim, de forma muito eficaz as informações científicas já existentes abordadas por outros autores, com as informações obtidas.

Para Chizotti ( apud BARROS; LEHFELD, 2007, p.112),

Caracteriza o estudo de caso como modalidade de estudo nas ciências sociais, que se volta á coleta de e ao registro de informações sobre um ou vários casos particularizados, elaborando relátorio crítico organizado e avaliados, dando margem a decisões e intervenções sobre o objeto escolhido para investigação.

Assim, reúne-se um grande número de informações detalhadas com a finalidade de trazer maior conhecimento sobre o assunto e até mesmo levar ao diagnóstico de soluções para o problema levantado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (344.7 Kb)   docx (127.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com