TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Understanding the gap between software process practices and actual practice in very small companies

Por:   •  4/5/2018  •  Resenha  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal do Ceará - Engenharia de Software

Disciplina:

Processos de Software

Professor(a)

Carla Ilane Moreira Bezerra

Aluno:

Amarildo Barros e Felipe Costa

Data:

15/06 /2017

Mary-Luz Sánchez-Gordón, Rory V. O’Connor: “Understanding the gap between software process practices and actual practice in very small companies”. Software Quality Journal (2016.) page 549–570.

Sobre os Autores

Mary-Luz Sánchez Gordón é formada em Engenharia Informática pela Universidade Central do Equador, Equador onde obteve também seu mestrado de Educação, é mestre em Ciências da Informação e Tecnologia pela Universidade Carlos III, Espanha. Suas áreas de pesquisa tem foco em processo de software e melhoria e gestão de conhecimento. Atualmente é estudante em PhD na Universidade Carlos III em Ciências da Informação e Tecnologia.

Rory V. O’Connor é formado em Aplicações de Computadores pela Universidade da Cidade de Dublin (1993), onde também fez seu mestrado na área de Aplicações Informáticas (1995), fez seu doutorado na área de Ciência da Computação na Universidade da cidade de Londres (2000).Suas áreas de pesquisa tem foco em processos e padrões pelos quais os sistemas de uso intensivo de software são projetados, implementado e gerenciado e melhoria de processos em empresas muito pequenas. Atualmente é Professor em Engenharia de Software na Universidade da Cidade de Dublin e atua como chefe da Escola de Computação.

Resenha

O artigo apresenta uma teoria fundamentada para estudar o uso de desenvolvimento de software com processos de desenvolvimento de software na prática real e em um contexto específico de empresas muito pequenas (VSE), onde foi conduzido um estudo em três empresas de produtos de software que se localizavam no Equador, no qual a coleta de dados baseava-se em entrevistas semi-estruturadas e qualitativas com gerentes de projetos de software, um grupo de foco com os desenvolvedores de software destas empresas, além de complementar com a literatura e um estudo de documentos, para garantir a obtenção de quais processos eram abordados na prática real do desenvolvimento de software, buscando identificar quais práticas de processos eram realmente utilizadas além das opiniões e atitudes das empresas com relação à um potencial modelo de processos adotando um padrão internacional (ISO / IEC 29110), que está sendo projetado especificamente para empresas muito pequenas, a fim de uma padronização, além de suprir uma deficiência encontrada pelos autores. Além de abordar algumas questões como :

Muitos processos e modelos foram criados, mas nenhum deles alcançou uma aceitação generalizada (Clarke e O'Connor 2012).

Foram criados novos métodos de avaliação adaptados ao contexto das PME, por exemplo, em conformidade com a ISO / IEC 15504, e mesmo assim a quantidade de VSEs que se certificam é baixa.

Mesmo existindo certificação em diversos modelos de processos, estes modelos não conseguem alcançar às VSEs.

O artigo é estruturado em :

Introdução: fala sobre o contexto que o artigo aborda, sobre o que vai ser feito e quais seus objetivos para o artigo.

Trabalhos Relacionados: onde mostra um pouco a sua motivação, além de abordar sobre o processo e melhorias de processos de software em VSEs, relatos e trabalhos anteriores.

Metodologia de Pesquisa: que detalha as questões específicas de pesquisas que foram utilizadas como por exemplo a metodologia GT(Grounded Theory) para orientar a pesquisa, a perspectiva teórica e a metodologia aplicada para obter os resultados.

Análise: que apresenta os três tipos de codificação que se encontra na metodologia GT: codificação aberta, codificação axial e codificação seletiva, inclusive fala que a codificação é o processo chave na metodologia.

Discussões e Resultados: mostra que de acordo com o processo da análise foi encontrado três principais categorias encontradas no processo de software nas VSEs que são, Cliente, Produto e Coordenação e Rastreamento de Tarefas no Desenvolvimento, além de apontar uma quarta categoria julgada como necessária, Padrão de Qualidade de Software além de mostrar as variáveis para cada categoria.

Conclusão: informa que VSEs usam seu próprio processo e software para desenvolvimento, e alcançaram uma base sustentável acreditando que o gerenciamento de processo pode sim melhorar o uso das SPI de maneira informal do que as formais além de expandir suas pesquisas para aumentar a amostragem.

O assunto é bem evidente e de importância para organizações de produto de software classificadas como VSEs. É mostrado claramente que o que é abordado é uma deficiência encontrada na atualidade e que os autores buscam suprir isso com esse estudo já que mostram a importância da existência de um modelo de processos voltado para as empresas muito pequenas (VSEs) com o levantamento do Relatório das Nações Unidas sobre Economia da Informação (UNCTAD 2012) observou que, para facilitar a transformação estrutural e o avanço tecnológico, é necessário que os países desenvolvam capacidades domésticas para permitir que empresas e organizações possam se envolver na compreensão e melhoria de seus processos, é bem nítido que isso é uma forte tendência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com