TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAR FREE - SÃO PAULO E CURITIBA

Por:   •  24/8/2018  •  Resenha  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Car-Free?

Car-free é o termo designado a uma cidade sem carros e transportes privados, ou seja, é um centro populacional que depende principalmente de transporte público, caminhada ou bicicleta como modo de locomoção dentro das áreas urbanas. As cidades sem trânsito reduzem muito a dependência do petróleo, a poluição do ar, as emissões de gases de efeito estufa, os acidentes de automóvel, a poluição sonora, o efeito de ilha de calor urbano e o congestionamento do tráfego.

Foi registrado a diferença de comportamento de algumas cidades que adotaram o sistema car-free e mostrou que as mesmas que eliminaram automóveis de seus distritos comerciais centrais melhoraram não apenas a qualidade do ar, mas também a habitabilidade geral de suas áreas centrais lotadas. Isto é, car-free vem aparecendo como uma forma de solução para a superlotação dos centros das cidades que sofrem com congestionamentos.

Como desvantagens desse sistema, é que acaba gerando uma limitação de modo de locomoção tanto para as cidades que possuem um alto nível de dependência de transporte por possuir um traçado urbanístico que privilegia os automóveis, como é o exemplo da cidade de Brasília - DF, quanto para os moradores que residem afastados do centro da cidade, ou seja, em subúrbios, tais moradores não iriam se beneficiar com tal requisito.

Há ainda algumas cidades que possuem o sistema car-free de modo não intencional, tal como a cidade de Veneza. Pelo fato da mesma ter sido fundada há mais de 1.500 anos, não houve, desta forma, um planejamento de ruas e vias que conseguissem acomodar veículos, uma vez que o método de transporte da época era a pé e as ruas atuais continuam do mesmo modo, estreitas e pequenas. Sendo assim, os visitantes que chegam na cidade ou residentes que possuem um carro deve deixar seu carro em um estacionamento fora da cidade e, em seguida, prosseguir a pé ou de trem para dentro da mesma. O método predominante de transporte na cidade é a pé, no entanto a maioria dos residentes viaja por meio de canais motorizados (vaporetti) que percorrem os canais da cidade.

Experiência no Brasil

São Paulo – SP

Diversas tentativas foram feitas para a diminuição do uso do automóvel principalmente no centro histórico da cidade de São Paulo. A primeira foi em 1996 quando a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA-SP) introduziu a chamada Operação Rodízio, onde os veículos ficavam impedidos de circular conforme o final das placas, por exemplo, na segunda-feira os veículos com final de placa 1 e 2, ficavam impossibilitados de transitar pelas ruas da cidade, mas acabou sendo cancelado em 1999.

Em 1997, o município de São Paulo lançou mais uma operação, denominada Operação Horário de Pico, que de acordo com o final da placa do veículo e o dia da semana, os veículos não poderiam circular nas ruas e avenidas internas (chamado mini-anéis viários) das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas. O sistema é monitorado por câmaras e agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) nas principais artérias dentro da zona de restrição (Companhia de Engenharia de Tráfego, 2012).

Desde 2003, a cidade tem adotador uma medida que acontece mundialmente no dia 22 de setembro, o Car-free Day. Em 2014, a Secretaria de Transportes de São Paulo, através do seu representante Sr. Jilmar Tatto, tomou a iniciativa, pela primeira vez na cidade, de proibir o acesso de veículos em um perímetro da área central de São Paulo. Agentes do trânsito estiveram presentes para orientar os motoristas sobre as direções a serem tomadas. A restrição excluiu apenas moradores e teve caráter educativo, não resultando em multa aos motoristas, o horário de proibição aos carros na área foi entre ás 7:00 e às 17:00 (CAMARA, P. et al., 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com