TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO

Tese: CONCEITO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Tese  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 3

CONCEITO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO

De um modo geral o termo controle tem um grande número de significados, incluindo dominação, comando, checagem, verificação e regulação, além de, frequentemente, ser relacionado a monitoramento e avaliação de desempenho (BALLARD, 2000).

Para Turner (1993), controlar significa monitorar o processo de execução, analisando as variações existente, comparado-as com o que foi planejado, realizando, se necessário ações que corrijam estes eventuais desvios.

Melles e Wamelink (1993) afirmam que o controle está intimamente ligado ao processo de tomada de decisão e que este processo deve ser realizado continuamente, visando à correção de problema ocorrido durante o processo de produção.

Hopp e Sperman (1996) definem controle como o processo estruturado pela qual o progresso é checado comparativamente ao que foi planejado e as ações que garantam o cumprimento do que foi planejado são tomadas.

Para Slack et AL.(1997), controle é o processo que deve lidar com as variáveis que compõem a execução de um plano, ou que impedem a execução de um plano.Neste sentido, para esses mesmos autores, controlar significa refazer os planos ou intervir no processo de execução, visando promover o realinhamento do processo de produção ao plano original.

O controle da produção (CP) é a última fase do PCP, que acompanha, avalia e regula as atividades produtivas, para mantê-las dentro do que foi planejado e assegurar que atinjam os objetivos pretendidos.

Após a elaboração do plano de produção e emitidas as ordens e liberados os recursos, todas as unidades produtivas e as unidades de assessorias devem funcionar de maneira coordenada para a execução do plano e o alcance dos objetivos. O sistema produtivo deve funcionar integradamente. Para tanto, ele precisa ser controlado afim de que se assegure que aquilo que foi planejado está sendo executado e que os objetivos pretendidos estão sendo alcançados. Trata-se de garantir a eficiência e a eficácia do sistema.

Como já apontado, a eficiência está relacionado com a execução da produção, com os métodos e processos aplicados e com a utilização dos recursos produtivos, enquanto a eficácia está relacionada com os objetivos desejados, isto é, com a quantidade e qualidade dos produtos/serviços produzidos pelo sistema.

Existem dois tipos de controle:

Controle do desempenho: isto é, controle que se realiza à medida que as operações estão sendo executadas. O controle do desempenho visa ao alcance da eficiência no cotidiano das operações.

Controle dos resultados: isto é, o controle que se realiza após as operações para verificar se elas alcançaram os resultados esperados. O controle dos resultados visa ao alcance da eficácia nos objetivos pretendidos.

Como a última fase do PCP, o Controle Produção apresenta as seguintes finalidades:

Avaliar e monitorar continuamente a atividade produtiva da empresa.

Comparar o programado e o realizado.

Apontar falhas, erros ou desvios.

Elaborar relatórios para a direção da empresa.

Informar outras seções sobre o andamento das atividades produtivas.

O Controle Produção procura acompanhar e verificar, isto é, monitorar, os seguintes aspectos críticos do processo produtivo da empresa:

Previsão de vendas e suas possíveis variações;

Planejamento da capacidade de produção;

Plano de produção;

Lista de materiais que compõem os produtos/serviços;

Planejamento das necessidades de materiais ( explosão do PA em partes e componentes);

Compras;

Almoxarifado e estoque de MP;

Estoque de semilaborados ou materiais em vias;

Programação da produção, envolvendo aprazamento, roteiro, emissão de ordens e liberação da produção;

Depósito e estoque de PA.

A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito conforme o que foi planejado e organizado, de acordo com as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.

Assim todo controle visa à:

Correção de falhas ou erros: o controle serve para detectar falhas ou erros, seja no planejamento, seja na execução, e apontar as medidas corretivas.

Prevenção de novas falhas ou erros: ao corrigir falhas ou erros, o controle aponta meios de evitá-los no futuro.

O controle, pois, é importante na medida em que assegura que aquilo que foi planejado e organizado realmente cumpriu os objetivos pretendidos. É um certificado de que as coisas foram executadas de acordo com os planos, com os esquemas e com as ordens transmitidas.

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com