TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação dos Conceitos de Controle Estatísticos e Processo

Tese: Aplicação dos Conceitos de Controle Estatísticos e Processo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Tese  •  4.196 Palavras (17 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 17

Estudando as teorias, chega-se a conclusão que as teorias são contraditórias, mas no final tem o mesmo significado. Por isso cada ideia tem sido moldada a cada teoria. Temos como ponto importante para o surgimento das teorias administrativas que cada teoria surge em decorrência da necessidade que estão vivendo. A Teoria clássica foi o ponto de partida, seja ela para julgar,como para expandir. O que acontece é que ela trouxe a chance de os pensadores acrescentar soluções para melhoras na época em que viviam. Chegando a conclusão de que nenhuma é contraditória a outra, mas que toda a teoria é aperfeiçoamento da outra. E também que as teorias clássicas foram discutidas, atualizadas e chegaram a novas teorias, trazendo um gerenciamento administrativo mais participativo, fazendo as atividades interagirem, formando organizações mais flexíveis. Unindo a organização e seus empregados, o que na teoria clássica não é tão normal. As praticas administrativas juntam os pontos positivos de todas as antigas teorias para adequar aos problemas atuais e resolve-los da melhor e mais eficiente forma possível.

Temos certeza de que a administração e as teorias da administração que vivemos hoje é o resultado da contribuição de economistas, matemáticos e filósofos, através das obras e das teorias estudadas pelos mesmos e foram estes estudiosos que há muitos séculos atrás começaram não só a praticar a administração como também conceitua-la.

Na década de 30, surgiu a abordagem Humanística da administração, como consequência das conclusões da experiência de Huwthorne, desenvolvida por Elton George Mayo e seus colaboradores.Foi um movimento de reação e oposição a Teoria Clássica da Administração.

A teoria clássica pretendia desenvolver uma nova filosofia empresarial, uma civilização industrial na qual a tecnologia e o método de trabalhar constituem as preocupações básicas do administrador. Embora não tenha sido questionada durante as quatro primeiras décadas após a sua criação,essa teoria era vista pelos trabalhadores industriais como um meio sofisticado de exploração de empregados a favor dos interesses patronais.

A teoria das relações humanas surgiu da necessidade de corrigir a tendência a desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos. A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-se dos conceitos rígidos e mecanicistas de teoria clássica e adequando-se aos novos padrões de vida do povo americano.

O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influencia intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. As ideias da filosofia usual de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Levin,foram fundamentais para o humanismo na administração. Para a teoria das relações humanas, a motivação econômica é secundaria na determinação do rendimento do trabalhador. Para ela, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais nos quais convivem. Dai o conceito homem social.

Ao final da década de 1950, a Teoria das Relações Humanas, experiência tipicamente democrática e Americana , entrou em declínio. Foi a primeira tentativa de introdução das ciências do comportamento na teoria administrativa através de uma filosofia humanística e participativa. De um lado ela combateu a teoria clássica, mas por outro, não proporcionou base adequadas de uma nova teoria que a pudesse substituir. A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturalista é um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma aproximação à Teoria das relações Humanas. Isso representa uma visão crítica da organização formal.

As organizações sociais são consequência da necessidade que as pessoas tem de relacionar-se e juntar-se com outras a fim de poder realizar seus objetivos. Dentro organização social, as pessoas ocupam certos papeis.

Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o homo economicus e a Teoria das Relações Humanas o homem social, a Teoria Estruturalista focaliza o homem organizacional, a pessoa que desempenha diferentes papeis em varias organizações , para ser bem sucedido em todas as organizações precisam de:flexibilidade, tolerância, capacidade de adiar as recompensas , poder de compensar o trabalho e ter permanente desejo de realização.

A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos validos e relevantes da teoria clássica, porem sem os exageros e distorções desta, condensando-os com outros conceitos também relevantes, de outras teorias administrativas , ao longo das três últimas décadas. Essa teoria concebe a administração como um processo de aplicação de princípios e de funções para o alcance de objetivos. Ela pode ser identificada através de algumas características marcantes como:a ênfase na parte pratica da administração, a reafirmação relativa(e não absoluta) dos postulados clássicos, a ênfase nos princípios clássicos de administração, a ênfase nos resultados e objetivos e sobre tudo, o ecletismo aberto e receptivo. O surgimento dessa teoria ocorreu com o crescimento orgânico das organizações. Ela enfatiza algumas funções do administrador como o planejamento, a organização, a direção e o controle.

222222222222222222222222222222222222

A estatística utiliza-se

dasteorias probabilísticas

para explicar a frequência da ocorrência deeventos, tanto emestudos observacionaisquanto emexperimentomodelaraaleatoriedadee aincertezade forma aestimarou possibilitar aprevisãode fenômenosfuturos, conforme o caso.Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e ainterpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhorinformaçãopossível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que aestatística é um ramo dateoria da decisão. A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados.Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação einterpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontesdonde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para asnecessidades deEstado,na formulação de políticas públicas, fornecendo dadosdemográficoseeconômicos.A abrangência da estatística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com