TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE PLANEAMENTO E CONTROLE PRODUÇÃO

Projeto de pesquisa: CONCEITO DE PLANEAMENTO E CONTROLE PRODUÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.756 Palavras (16 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 16

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr1. INTRODUÇÃO

Com a crescente busca de resultados mais expressivos, as organizações têm procurado meios de melhorar seus desempenhos, e uma dessas formas é o Planejamento e Controle de Produção (PCP).

Com isso surge a necessidade de planejar e controlar, para que se obtenham resultados, diante disso este estudo vem demonstrando uma grande importância para o curto, médio e longo prazo, facilitando a compreensão dos objetivos das empresas, aumentando assim a possibilidade de atendê-los.

2. CONCEITO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE

DE PRODUÇÃO

O PCP consistem e um processo na atividade de produção, gerenciando os recursos utilizados na produção de uma organização, é o departamento que permite a continuidade produtiva de uma industria visando sete questionamentos: o que produzir?, quanto produzir?, onde produzir?, como produzir?, Quando produzir?, com o que produzir?, e com quem produzir?.

Entretanto a atividade não se limita ao nível operacional, mas também no nível tático. No nível tático-estratigico, a gerencia da produção toma as decisões de médio e longo prazo que incluem a aquisição de maquinas e equipamentos, administração dos materiais e fornecedores, contratações da mão de obra com base na demanda previamente atualizada.

Segundo Chiavenato (2008), planejamento e controle são, respectivamente, a primeira e a ultima etapa do processo administrativo. O planejamento determina os objetivos e como atingi-los de forma eficaz, o controle verifica e assegura o desempenho. Aliar o planejamento e controle é comparar o programado e realizando, é agregar qualidade, flexibilidade e menor custo.

Para Burbridge (1988), o objetivo do PCP é proporcionar uma utilização controlada e adequada dos recursos, de forma que os produtos a ser produzidos atenda um plano de venda pré determinado.

Para Martins (1993), o principal objetivo do PCP é comandar o processo de produção segundo informações fornecidas de vários setores em ordem de produção e vendas, de forma a satisfazer os consumidores com serviços e produtos e aos donos os acionistas com lucros.

Também segundo Silver e Peterson (1985), o PCP estabelece três níveis hierárquicos:

* Nível Estratégico (longo prazo);

* Nível

Tático ( médio prazo);

* Nível Operacional (curto prazo).

Segundo LOPES, Rita; MICHEL, Murillo. http://www.revista.inf.br/contabeis/pages/resenhas/cc-edic09-anoVnota01.pdf>

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. Com o objetivo de garantir que a produção ocorra com eficácia e os produtos e serviços como devem ser.

3.1. FINALIDADE E FUNÇÃO DO PCP

O PCP tem a finalidade de aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa, por isso, está presente em todo o processo produtivo, pois se encontra atuante antes, durante e depois no quadro geral da produção, ainda que mantenha inter-relações com os demais departamentos da organização. Sendo assim, o planejamento e controle da produção possuem uma competência fundamental nas operações de rotina do processo produtivo, uma vez que o PCP elabora seu planejamento, bem como executa o papel e acompanha com intuito de verificar se o plano elaborado está sendo realmente praticado.

Ao desenvolver as suas funções o PCP mantém uma rede de relações com a demais área da empresa e procurando utilizar racionalmente os recursos material, humano, financeiro, etc.

3.2. PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DO PCP

Os princípios que regem o planejamento são:

* Principio da definição do objetivo: o objetivo dever ser definido de forma clara e concisa, para que se saiba o que se deseja atingir e assim, fazendo com que o planejamento seja feito em função do objetivo que se pretende atingir.

* Principio da flexibilidade do planejamento: o planejamento dever ser flexível e elasticidade afim de poder se adaptar a situações imprevista.

Os princípios que regem o controle são:

* Principio do objetivo: o controle deve contribuir para alcançar os objetivos por meios de indicações dos erros ou falhas, em tempo hábil para permitir uma ação corretiva.

* Principio de definição dos padrões: o controle baseia-se em um padrão definido normalmente no planejamento e deve claramente servir de critério para o futuro desempenho.

* Principio da execução: esse controle foi formulado por Taylor, o administrador de estar atento nas coisas que andam mal e não a que andam bel, o controle deve se concentrar excepcionalmente sobre o desvio mais importante.

* Principio da ação: o controle somente se justifica quando proporciona ação corretiva sobre os desvios ou falhas apontadas.

3.3. SISTEMA DO PCP

O PCP esta relacionado intimamente com o sistema de produção adotado pela empresa e dele depende para planejar e controlar a produção.

Podemos encontrar três tipos de sistema de produção:

* Produção sob encomenda: é o caso da empresa que produz após ter efetuado um contrato ou pedido de venda de seus produtos. O PCP somente vai funcionar após o recebimento da encomenda ou do pedido do cliente.

* Produção em lote: é o sistema de produção utilizado por empresa que produz uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Essa quantidade limitada é denominada lote de produção. Cada lote de produção exige um PCP especifico.

* Produção continua: também chamada de produção em serie ou linha. È o sistema utilizado por empresa que produzem um produto em ritmo acelerado, durante um longo tempo e sem nenhuma interrupção ou mudança. O PCP em produção continua é feito antecipadamente e pode cobrir maior extensão de tempo e é elaborado para cobrir cada exercício sendo ele mensal ou anual para explorar o maximo as possibilidade dos recursos da empresa, proporcionando condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com