TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo X Socialismo

Casos: Capitalismo X Socialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  5.391 Palavras (22 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 22

Capitalismo x Socialismo, Sistemas Econômicos, Características, Diferenças

Para entendermos a divisão política e econômica do mundo atual é necessário recorrermos ao estudo dos Sistemas Socio-econômicos , como se deu o seu desenvolvimento e as Características e Diferenças em cada região. Hoje vamos, portanto, explicar os Principais pontos do Capitalismo e do Socialismo:

O Capitalismo, que se caracteriza pela existência de classes sociais e Lucro como objetivo da produção; e o Socialismo, caracterizado pela ausência de classes sociais e planificação da economia.

Resumo do Capitalismo – História e Desenvolvimento

Sistema presente na maioria dos países teve origem nos séculos XIII e XIV quando surge a Burguesia na Europa. Já nos séculos XVI ao XVIII, o comércio era a principal atividade, e essa fase foi conhecida como Capitalismo Mercantil ou Comercial.

Com a ampliação do comércio internacional, acúmulo de capital, fortalecimento da Burguesia e alianças com os governantes o Capitalismo se consolidou, e já na Revolução Industrial (1750) alcançou a fase conhecida como Capitalismo Industrial.

A partir desse período aumentou a Competição entre os países por Mercado consumidos e matéria prima, resultando, no século XIX, no Imperialismo ou Neocolonialismo na Ásia e África, pelos países europeus. Porém após a 2ª Guerra Mundial com as potências européias enfraquecidas surgem os Estados Unidos como grande investidor externo, graças ao acúmulo de dinheiro e crescente poder político e militar. Além disso nesse século XX, houve o predominio do sistema bancário, as grandes corporações financeiras e o mercado globalizado. Começa aqui a fase do Capitalismo Financeiro que se estende até a atualidade.

As Características mais marcantes do Capitalismo atual são: Multinacionais e Transnacionais, acúmulo de capital, monopólio, Internacionalização da produção e Nova divisão internacional do trabalho.

Resumo do Socialismo – Diferenças entre Comunismo e Socialismo, História

Essas doutrinas surgiram no século XIX, época do Capitalismo Industrial, com influência de teoria de Karl Marx e Engels. Para eles o Comunismo seria a última etapa do desenvolvimento Revolucionário Socialista o qual seria caracterizado pela abolição do Estado e perfeita igualdade entre os homens. Porém divergências entre os líderes dos movimentos socialistas culminaram em divisões:

* Na 1ª Guerra Mundial, em Bolcheviques (comunistas – russo mais radicais como Lenin e Stalin) e Mencheviques (mais moderados e via processo parlamentar)

* Assim o Comunismo passou a qualificar o movimento político russo (1917) e o Socialismo passou a indicar a filosofia de Estado dos social-democratas.

Características Principais: Estatização dos meios de produção, desenvolvimento social como objetivos e redistribuição de renda.

Atualmente, após o período da Guerra Fria (conflito político e Ideológico entre URSS e EUA, Socialismo x Capitalismo) e consequente queda da União Soviética, poucos países se mantêm socialistas, por exemplo Cuba segui um regime mais fechado, enquanto China e Coréia do Norte tem economia mais liberal e globalizada, porém não deixam de ter regimes sociais fechados.

Guerra da Coreia

A Guerra da Coreia foi travada entre 26 de Junho de 1950 a 27 de Julho de1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidose o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da Chinae pela antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão dapenínsula da Coreia em dois países.[9]

A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38° N, uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: a República da Coreia, a sul, e aRepública Popular Democrática da Coreia, ao norte. Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre os governos de Moscou e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismoapoiado pelos Estados Unidos.[10]

A incapacidade de realizar eleições livres em toda a Península coreana, em 1948, aprofundou a divisão entre os dois lados, o do Norte estabeleceu um governo comunista, enquanto o Sul estabeleceu um governo de direita. O paralelo 38 tornou-se cada vez mais uma fronteira política entre os dois Estados coreanos. Embora as negociações de reunificação continuassem nos meses que antecederam a guerra, a tensão se intensificou. Escaramuças transfronteiriças e incursões cruzando o paralelo 38 persistiram. A situação se transformou em guerra aberta quando as forças norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950.[11]

Em 1950, a União Soviética boicotou o Conselho de Segurança das Nações Unidas, em protesto contra a representação da China pelo governo daRepública da China, que se refugiara em Taiwan a seguir a derrota na Guerra Civil Chinesa. Na ausência da voz dissidente da União Soviética, que poderia ter vetado, os Estados Unidos e outros países passaram a resolução de número 84, em 7 de julho, no Conselho de Segurança autorizando a intervenção militar na Coréia.[12]

Os Estados Unidos e 20 outros países das Nações Unidas ofereceram assistência para repelir a tentativa de reunificação das duas Coreia, por parte da Coreia do Norte, sob o regime comunista.[9]

Coreia dividida (1945–1949)

Ver artigo principal: Divisão da Coreia

Cidadãos sul-coreanos protestando contra a ocupação das Coreiais por potências estrangeiras, em dezembro de 1945.

Na Conferência de Potsdam (julho–agosto de 1945), os Aliados decidiram, unilateralmente, dividir a Coreia — sem consultar o povo coreano.[22][23] Em 8 de setembro de 1945, o general americano John R. Hodge chegou em Incheon para aceitar a rendição japonesa no sul do paralelo 38. Apontado como governador militar, Hodge assumiu total controle sobre o sul da Coreia.

Em dezembro de 1945, a Coreia era administrada por uma Comissão Americano-Soviética, como acertado na Conferência de Moscou, ainda naquele ano. Os coreanos foram excluídos de todas as negociações sobre o futuro do país. A comissão decidiu dar independência a península coreana em 1950, depois de cinco anos de ocupação e de esforços para inclinar a população das zonas ocupadas as ideologias defendidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com