TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo X Socialismo

Ensaios: Capitalismo X Socialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 2

Capitalismo x Socialismo, Sistemas Econômicos, Características, Diferenças

Para entendermos a divisão política e econômica do mundo atual é necessário recorrermos ao estudo dos Sistemas Socio-econômicos , como se deu o seu desenvolvimento e as Características e Diferenças em cada região. Hoje vamos, portanto, explicar os Principais pontos do Capitalismo e do Socialismo:

Existem dois sistemas Socio-Econômicos vigentes: o Capitalismo, que se caracteriza pela existência de classes sociais e Lucro como objetivo da produção; e o Socialismo, caracterizado pela ausência de classes sociais e planificação da economia.

Resumo do Capitalismo – História e Desenvolvimento

Sistema presente na maioria dos países, teve origem nos séculos XIII e XIV quando surge a Burguesia na Europa. Já nos séculos XVI ao XVIII, o comércio era a principal atividade, e essa fase foi conhecida como Capitalismo Mercantil ou Comercial.

Com a ampliação do comércio internacional, acúmulo de capital, fortalecimento da Burguesia e alianças com os governantes o Capitalismo se consolidou, e já na Revolução Industrial (1750) alcançou a fase conhecida como Capitalismo Industrial.

A partir desse período aumentou a Competição entre os países por Mercado consumidos e matéria prima, resultando, no século XIX, no Imperialismo ou Neocolonialismo na Ásia e África, pelos países europeus. Porém após a 2ª Guerra Mundial com as potências européias enfraquecidas surgem os Estados Unidos como grande investidor externo, graças ao acúmulo de dinheiro e crescente poder político e militar. Além disso nesse século XX, houve o predominio do sistema bancário, as grandes corporações financeiras e o mercado globalizado. Começa aqui a fase do Capitalismo Financeiro que se estende até a atualidade.

As Características mais marcantes do Capitalismo atual são: Multinacionais e Transnacionais, acúmulo de capital, monopólio, Internacionalização da produção e Nova divisão internacional do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com