TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo X Socialismo

Casos: Capitalismo X Socialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 6

CAPITAISMO X SOCIALISMO

Neste trabalho será apresentado, analisado e discutido a respeito das diferenças entre capitalismo e socialismo e sobre as aplicações destes sistemas na sociedade atual. Temos como conceito de capitalismo a existência de uma sociedade no qual empresas, indústrias, fábricas e outras propriedades são privadas e possuem fins lucrativos. Isto é, o capitalismo visa a geração de lucro e como consequência disso, o poder está concentrado nas mãos de poucas pessoas, gerando desigualdade social. Como conceito totalmente oposto ao capitalismo, temos o socialismo que é um sistema que não visa o lucro, mas sim a distribuição igual de riqueza entre os membros da sociedade e a transformação das propriedades privadas em bens públicos, gerando menos desigualdade social. Além disso, nesse sistema a economia é controlada pelo Estado, com a intenção de promover igualdade. Em ambas as partes há características positivas e negativas, que serão retratadas a seguir.

Podemos perceber que o objetivo do capitalismo é a geração e circulação de capital no país, por isso há a existência de propriedades privadas, classes sociais e desigualdade socioeconômica. Já, o socialismo visa à coletividade e diminuição das desigualdades socias e econômicas entre a população, por isso não há a existências de propriedades privadas e classes sociais.

No capitalismo as relações de trabalho se caracterizam por serem assalariadas de acordo com o tempo ou produção do mesmo, mas atualmente, o salário vêm favorecendo a população da classe alta, que fica cada vez mais rica, enquanto os pobres são desfavorecidos, ficando cada vez mais pobres. Por isso percebemos uma nítida desigualdade socio-econômica. O trabalho no capitalismo é visto mais como um ‘’status’’ de supremacia do que como necessidade do homem e são por essas características que percebemos que o capitalismo não é justo e é visto como algo anti-ético, pois por visar somente o lucro acaba ‘’passando por cima’’ da classe menos favorecida, promovendo exploração e, na maioria das vezes, exclusão. Mas, além de pontos negativos, existem também pontos positivos do capitalismo, como: liberdade de expressão e possibilidade de comercialização com outros países, o que privilegia a circulação de capital no país.

Com características opostas, a relação de trabalho no socialismo se dá por não visar o lucro, mas sim a igualdade e é vista como necessidade do homem, e não como status. Nesse sistema, o trabalho é pago segundo a quantidade e a qualidade do mesmo e nela, as pessoas vivem em comunidades lideradas por pessoas escolhidas por elas. Porém, o lado negativo do socialismo é que não há a interação com outras sociedades, acarretando num atraso socioeconômico. Esse modelo é considerado mais justo que o capitalismo e era defendido por vários estudiosos, dentro dos quais se destacam Karl Marx. Esse estudioso dizia que a sociedade justa era a socialista e para que o socialismo fosse alcançado era necessário derrubar o capitalismo, acabar com a propriedade privada, criando uma ditadura proletariado e, acima de tudo, acabando com o governo central. E tudo isso deveria ser conquistado com luta, greves e revoluções sociais.

É por este motivo que não seria viável a instalação do socialismo no Brasil, pois o mesmo, já esta num capitalismo em nível muito avançado, a ponto de ser extremamente dependente de outros países. Além disso, a classe mais favorecida brasileira não deixaria seus bens e poderes para dividi-los com os menos favorecidos. E, infelizmente, são essas classes mais favorecida que comandam indiretamente nosso país. Por isso, a única forma de implantar um socialismo no Brasil, seria pela instalação de uma ditadura proletariado que, aos poucos, tentaria promover este sistema. Porém, do mesmo modo, não seria um socialismo completo, pois uma das maiores dificuldades seria acabar com o poder do governo central.

Hoje em dia, após varia crises, se criou a pergunta de que o capitalismo pode se autodestruir, essa é uma das hipóteses em que Karl Marx apostava, e de certa forma pode estar certo.

Para Marx, no capitalismo o homem organiza toda a vida social em torno do mercado. Onde apenas o que se busca é o lucro, baseando-se na ideia de que existem os donos do meio de produção e os que vendem sua força de trabalho. Os donos, chamados, burgueses ou capitalistas, visam apenas a acumulação de riquezas e submetem os proletários à exploração, porém estes que não são conscientes do tanto que geram ao capitalista, continuam muitas vezes alienados.

A ocorrência desses fatos aumenta ainda mais a chamada desigualdade social. O lucro é denominado Mais Valia e, é por meio dela que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com