TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário político, econômico e social dos centros urbanos e das condições de vida dos trabalhadores a partir do século

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1. INTRODUCAO ........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5

2.1 . Cenário político, econômico e social dos centros urbanos e das condições de vida dos trabalhadores a partir do século XX.. .......................................................5

2..2 Arcabouço jurídico dos direitos sociais e das políticas sociais e a participação dos trabalhadores neste processo. Avanço e ampliação dos direitos sociais e politicas sociais com a promulgação da constituição Federal.................................................................................................................6

3. CONCLUSÃO .......................................................................................................9

4.REFERÊNCIAS.......................................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

O presente texto é o resultado de uma exigência das disciplinas do Quarto Período do curso de Serviço Social que trata de uma análise dos tópicos a seguir: i)  Cenário político, econômico e social dos centros urbanos e das condições de vida dos trabalhadores a partir do século XX; ii)  Desenvolvimento do arcabouço jurídico dos direitos sociais e das políticas sociais e a participação dos trabalhadores neste processo e iii) Avanço e ampliação dos direitos sociais e politicas sociais com a promulgação da Constituição Federal.

Para discorrer sobre o tema se fez necessário realizar um levantamento de fontes secundárias bem como incluir no contexto do tema conceitos interdisciplinares contidos nas disciplinas do quarto semestre que são: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV; Direito e Legislacao Social; Políticas Sociais I e Seminários III. Ainda, livros texto, artigos científicos e legislação foi necessário analisar para tratar desta temática.

        Mister lembrar que o atual projeto ético politico do Serviço Social (final do século XX) passa por uma análise de conjuntura histórica das origens da Questão Social, gestada no século XVIII. Ideias como globalização, sistema capitalista neoliberal, livre mercado, etc. são decisivas na discussão do projeto ético politico ora defendido por parcela avançada de Assistentes Sociais.

2. DESENVOLVIMENTO

´

2.1. Cenário político, econômico e social dos centros urbanos e das condições de vida dos trabalhadores a partir do século XX.

Os cem anos relativos ao século XX marcaram o mundo e o Brasil certamente, de forma dramática. O mundo foi marcado por dois grandes guerras mundiais. A Geopolítica se redefine por metas e objetivos distintos entre os países. Milhões de vidas humanas foram sacrificadas, com reflexos que até hoje são sentidos, pois, apesar de que a segunda grande Guerra terminou há mais de 50 anos, a nova configuração politica mundial que se seguiu (Alemanha dividida, Coreia dividida, Vários países ocupados de União Soviética, etc.), marcou posicionamentos distintos do ponto de vista político. O mundo foi dividido em Capitalistas e Comunistas. Isto teve como consequência a Guerra Fria (enfrentamento politico, econômico, social e esportivo entre as potencias Estado Unidos e Rússia) que perdurou por praticamente 30 anos que teve como marco final a queda do muro de Berlin.

Na região de América estes grandes guerras também tiveram seu impacto, pois os Estados Unidos participaram ativamente sendo seu desempenho crucial para o termino da segunda guerra. Como consequência direta destes eventos, surgem vários movimentos políticos contrários dentre os países. O mais alinhado a política de Rússia era o partido comunista de visão marxista. Estes partidos eram duramente criticados pelos conservadores que viam o capitalismo como a melhor opção politica. Como consequência direta deste embate ideológico, vários países viram sua administração regida pelos militares. Estes impuseram em seus respectivos países uma visão de mundo que não podia ser contestada.

O século XX para o Brasil foi importante por vários aspectos, entre eles merecem destaque: i) participação na segunda guerra mundial junto com os aliados e combatendo os alemães; ii) 1930 há uma revolução interna e Getúlio Vargas assume o poder; iii) 1937 Getúlio dá um golpe de estado, este período passou a historia como o Estado Novo. Importante destacar que segundo Lima (2009, p. 146) “a presença de Vargas na vida politica nacional não extinguiu o poder das oligarquias, embora tenha levado a crise do Corolenismo” iv) 1950 Vargas é eleito presidente do Brasil e em 1954 comete suicídio; v) 1959 Fidel Castro realiza a revolução cubana e isto será decisivo para o futuro do Brasil e de outros países latino-americanos pois as ditaduras que se seguiram tem a ver com a guerra fria e com a toma do poder de Fidel em Cuba. Neste ponto a reflexão de Estevão (1992, p. 32) merece destaque “no começo da década do 60 os assistentes sociais assumem o desenvolvimentismo e sua profissão se torna mais técnica, este fato se deve em parte a revolução socialista cubana”; vi)  1960 é inaugurada Brasília como capital do Brasil por Juscelino; vi) 1964 até 1985 anos de chumbo no Brasil.  Os militares ficam no poder por mais de 20 anos. Neste quesito Lima (2009, p. 162) coloca: “o general Olímpio Mourão, divulga uma proclamação contra Joao Goulart e a ameaça comunista que ele representa”; vii) retomada dos presidentes eleitos no Brasil. O que parece ser muito bom para o Brasil, vira pesadelo pois como aponta Lima (2009, p. 167)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com