TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Política

Dissertações: Ciencia Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Hobbes funda-se na ideia de segurança, pois parte do pressuposto que o governante oferece proteção.

Locke considera que todos os homens nascem livres e iguais e vivem em sociedade para atingir o bem comum dessa forma confiam que o estado é um direito como a vida a liberdade e os demais direitos naturais.

Russeau parte da ideia que um homem somente se realiza por meio da comunidade a qual cedem a sua individualidade prevalecendo os interesses da comunidade

Caso concreto 1

Tema: Unidade política e soberania

Leia o seguinte texto:

?As ilhas Malvinas no Atlântico Sul, sobre imensos lençóis de petróleo, a algumas centenas de quilômetros da Costa Argentina, chamadas de Falklands pelos ingleses, foram ocupadas pela Grã-Bretanha em 1883. A Argentina nunca aceitou esta ocupação.

Em abril de 1982, para atrair o apoio da população, o governo militar ordenou a invasão das ilhas, desencadeando uma guerra localizada contra a Grã-Bretanha. Em junho do mesmo ano, reconhecendo a derrota, os soldados argentinos renderam-se e a Inglaterra voltou a controlar a região.?

Pergunta-se: é correto afirmar que as Ilhas Malvinas indicam a necessidade de continuidade geográfica do território do Estado a fim de possibilitar o exercício da Soberania?

Resposta: Soberania refere-se à direito público que não conhece superioridade na ordem externa nem igualdade na ordem interna”.

Sim, soberania é indivisível, mesmo estando fisicamente afastada, o poder de soberania e exercício é o da Grã-Bretanha, e para ter soberania é necessário estabelecer definitivamente suas fronteiras geográficas, para a partir daí o Estado exercer seu poder soberano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com