TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta de Lixo em Marataízes

Artigo: Coleta de Lixo em Marataízes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Artigo  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 10

Alunos (as): Luciney Rodrigues Alves Soares; e

Sílvio Fochat Schuab

Coleta de Lixo em Marataízes

Embora a cidade de Marataízes mantenha um serviço de coleta de lixo regular prestados por uma empresa particular, não existe coleta de lixo seletiva no município, a coleta é feita de porta em porta, o problema parece se estender muito além da simples coleta como supostamente se imagina. A principal forma de tratamento e destino do lixo é a céu aberto.

A área do aterro está próxima a uma cultura de abacaxi, a uma distância aproximadamente de 06 (seis) quilômetros da sede do município, em área plana, e de fácil acesso.

O lixo está sendo depositado em valas, numa área sem nenhum preparo, entre o cemitério da cidade e uma área cultivável de abacaxi, na localidade denominada de Fazenda Campo Limpo, próxima a Comunidade de Jacarandá, zona rural da cidade. O local faz parte da área destinada para a continuidade do cemitério.

O município recolhe diariamente um total de 12 toneladas diárias de lixo doméstico. São pilhas de plásticos, papéis e orgânicos. O vento faz com que a sujeira se espalhe pela estrada que dá acesso ao local e até para o cemitério que fica próximo.

Pessoas frequentam o lixão para tirarem material que pode ser reciclado, tais como papelão, plástico, latas de alumínio e outros, para que de alguma forma retirem do lixão o seu sustento.

Essa questão do lixão de jacarandá deixa em dúvida sobre tudo que foi divulgado em relação aterro sanitário, pois Marataízes tem um extenso lençol freático onde impossibilita a criação de lixão no município.

Na área do aterro em valas e no seu entorno não foi constatado a presença de mananciais hídricos, mas a disposição dos resíduos no local pode estar contaminando o lençol freático por ser o solo areno-argiloso e visualmente o lençol freático estar muito alto.

O Projeto Catadores de Esperança fica num galpão situado próximo ao Fórum de Marataízes.

Mesmo não havendo coleta seletiva, existe no município o projeto Catadores de Esperança, coordenado pela Pastoral da Ecologia de Marataízes, em parceria com a Petrobras e Prefeitura de Marataízes. O projeto vem sendo desenvolvido com o objetivo de proporcionar a coleta seco, visando uma melhoria na qualidade de vida dos recicladores envolvidos, reduzir o lixo destinado ao lixão e com isso uma contribuição ao meio ambiente. Explicou a coordenadora do projeto e da Pastoral da Ecologia Wanderléia Carvalho Campos que ressalta a importância do envolvimento da sociedade na separação do lixo seco do úmido.

Indicadores Representativos

Quadro nº 1 – População total – 2013

Conhecer o número de pessoas e suas características é imprescindível para se efetuar um correto planejamento das medidas que os governos têm de assumir para uma gestão eficaz dos recursos humanos e materiais.

Quadro nº 2 – Grau de urbanização – 2011

Só assim é possível acompanhar o processo de urbanização da população brasileira, em diferentes espaços geográficos.

Quadro nº 3 – Renda média domiciliar per capita – 2011

É um indicador que ajuda, a saber, o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

Quadro nº 4 – Cobertura de esgotamento sanitário – 2011

De fundamental importância, pois só assim poderemos saber o percentual da população residente que dispõe de escoadouro de dejetos através de ligação do domicílio à rede coletora ou fossa séptica, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Quadro nº 5 – Cobertura de coleta de lixo – 2013

Percentual da população residente atendida, direta ou indiretamente, por serviço regular de coleta de lixo domiciliar, em determinado espaço geográfico. Indicador importante devido ao fato de nos fornecer dados que serão capazes de indicar o índice da população residente atendida, direta ou indiretamente, por serviço regular de coleta de lixo no domicílio.

População total - 2013

1. Conceituação

Número total de pessoas residentes e sua estrutura relativa, em Marataízes, no ano considerado.

2. Interpretação

Expressa a magnitude do contingente demográfico e sua distribuição relativa.

3. Usos

 Prover o denominador para cálculo de taxas de base populacional.

 Dimensionar a população-alvo de ações e serviços.

 Analisar variações geográficas e temporais na distribuição de idades.

 Contribuir para o planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas relacionadas à saúde, educação, trabalho, previdência e assistência social, para os diversos segmentos de idade.

 Orientar a alocação de recursos públicos, como, por exemplo, no financiamento de serviços em base per capita.

 Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas de alcance social.

4. Limitações

 Eventuais falhas de cobertura na coleta direta de dados demográficos.

 Imprecisões inerentes à metodologia utilizada na elaboração de estimativas e projeções demográficas para períodos intercensitários.

 Imprecisões na declaração de idade por parte dos entrevistados nos levantamentos estatísticos.

 Projeções demográficas perdem precisão à medida que se distanciam do ano de partida utilizado no cálculo.

 Estimativas para um determinado ano estão sujeitas a correções decorrentes de novas informações demográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com