TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COLETA DE LIXOS E RESÍDUOS EM PARQUE MUNICIPAL

Trabalho Escolar: A COLETA DE LIXOS E RESÍDUOS EM PARQUE MUNICIPAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Alterações ambientais físicas e biológicas ao longo do tempo modificam a paisagem e comprometem ecossistemas. As alterações ambientais ocorrem por inúmeras causas, muitas denominadas naturais e outras oriundas (KOBIYAMA, 2008).

No caso dos resíduos sólidos e líquidos podem ser classificados de duas formas: orgânicos (restos de alimentos, plantas, fezes, etc), e resíduos inorgânicos, provenientes de matérias como plástico, vidro e metal. Resíduos líquidos, no entanto, são aqueles materiais não aproveitados que se encontram no estado liquido. Sendo tais, provenientes da lixiviação de matérias encontrados nos lixões e aterros sanitários, conhecido como chorume. Já os resíduos sólidos são: papel em geral, embalagens de diversos tipos, vidros etc. Esse tipo de lixo, em sua maioria é reciclável quando feita adequadamente a coleta seletiva (LANGANKE, 2006). Em análise, a questão do lixo é importante para a sobrevivência do planeta e a qualidade de vida da população. Contudo, vivemos em uma sociedade onde a concentração da economia e as desigualdades sociais são visíveis, e com isso o consumo aumenta. Assim, também é crescente a contaminação e a destruição do solo, subsolo, água e ar. A grande maioria das pessoas não se preocupa com a finalidade desse lixo, o que fatalmente provoca um acúmulo do mesmo no meio ambiente (GIOSA, 2011). Como a produção de lixo é contínua e em volume muito grande, o acúmulo desses resíduos se torna um grande problema social, ambiental e econômico para o país. Em muitas localidades, o destino do lixo acaba sendo em aterros irregulares, leitos de rios ou ainda a queima a céu aberto – o que agrava ainda mais o problema (CERQUEIRA, 2014). Como diz a ENIAC (ABNT apud ENIAC, 2013) o lixo se define como “restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo se apresentar no estado sólido e líquido, desde que não seja passível de tratamento.”.

Os impactos ecológicos não eram considerados algo primitivo. Pois, a produção de lixo era reduzida e a possibilidade de assimilação ambiental era grande. Após o desenvolvimento tecnológico na revolução industrial, passaram a exigir considerações capazes de limitar esses impactos. A sociedade de consumo continua destruindo os recursos naturais, aos quais em geral têm vida útil limitada e são transformados em resíduos, gerando impactos diretos na qualidade de vida e saúde humana (VASCONCELOS, 2012).

A esperança dos grupos que fazem algum tipo de coleta de lixos e resíduos tem como visão ecológica a reutilização do lixo reciclável ou o descarte correto do mesmo. A soma destas ações traduz os seguintes benefícios:

 Minimização dos riscos de contaminação;

 Proteção à saúde da população em relação aos riscos potenciais oriundos e disposição final inadequada;

 Intensificação do reaproveitamento dos resíduos;

 Diminuição da quantidade de resíduos e dos elevados e crescentes custos de sua destinação final;

 Minimização dos impactos adversos, provocados pelos resíduos no meio ambiente, protegendo o solo, o ar e as coleções hídricas superficiais e subterrâneas de contaminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com