TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Exterior Sistemática de Exportação

Por:   •  3/4/2017  •  Artigo  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Sistemática de Exportação

Curso: Tec em Comércio Exterior

Professor: Jurema Pacheco Marques

Nome do estudante: Wanderley de Gasperi

Data: 03/04/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1) Nos seus estudos você aprendeu que deverá classificar o seu produto para exportação na Tarifa Externa Comum – TEC. Pesquise e entenda mais sobre este tema no site do Ministério da Indústria,  Comércio Exterior e Serviços - MDIC (www.mdic.gov.br), clique na aba: Comércio Exterior, e aparecerá no lado esquerdo o link para a Tarifa Externa Comum – TEC (NCM). Vá em >  Informações e Histórico e com base na leitura lá encontrada, responda as seguintes questões:

  1. Quando e através de qual  Decreto a TEC foi implantada no Brasil ? (1,0 pontos)

A TEC foi implementada pelo decreto 1.343 do ano de 1994 no dia 23/12.

  1. Com base nas diretrizes estabelecidas, desde 1992, em relação a TEC, na qual deve incentivar a competitividade dos Estados Partes e seus níveis tarifários devem contribuir para evitar a formação de oligopólios ou de reservas de mercado, bem como, foi acordado que a TEC deveria atender a alguns critérios. Quais são eles ? (1,0 pontos)

Os critérios acordados na TEC são, um pequeno número de alíquotas, baixa dispersão, maior homogeneidade das taxas de exportação e importação e o nível de agregação para definir as alíquotas seriam de seis dígitos.

Questão 2) Nos seus estudos você aprendeu que deverá efetuar a  classificação tarifária de mercadoria para exportação (NCM: Nomenclatura Comum do Mercosul) dentro da Tarifa Externa Comum – TEC, que pode ser encontrada e baixada do site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A classificação tarifária de um produto deverá ter os oito dígitos para estar completa e deve ser observada a seguinte estrutura:

[pic 4]

a) Com base nesta explicação, acesse o site: www.investexportbrasil.gov.br, clique em  Exportar > Aprenda a exportar > Classificação de Mercadorias > NCM > Mais informações sobre a Nomenclatura Comum do Mercosul e efetue a classificação tarifária do seguinte produto: Portas de madeira.

Inicie a pesquisa pelas palavras, já que você não sabe o código/capítulo. Escreva a(s) palavra(s) que você quer encontrar e clique em pesquisar. Vá clicando até nos sinais de  e + até encontrar a NCM completa (8 dígitos), ou então até encontrar o capítulo/posição e então recomece a pesquisa pelo capítulo/posição do produto escolhido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (424.1 Kb)   docx (134 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com