TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Abrir Uma Empresa

Exames: Como Abrir Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 8

Saiba o quê procurar:::;:::

Numa empresa, tudo pode ser pesquisado, desde a opinião das pessoas sobre a qualidade do cafezinho servido até a localização e o perfil exato de um grupo de consumidores que, num futuro determinado, serão os novos clientes da empresa, com base em um conjunto de dados bastante confiável. Com uma margem de atuação tão extensa, o primeiro passo é definir claramente as informações a serem procuradas e que serão mais úteis à empresa.

No caso de Ângelo Silveira, que está abrindo uma moderna loja de tênis, ele já tem algumas certezas. Sabe, por exemplo, que não precisará se preocupar com a divulgação das marcas dos produtos, já bastante conhecidas do público consumidor, graças as campanhas intensivas de propaganda desenvolvidas pelos fabricantes, em veículos poderosos como a televisão.

Ângelo sabe também que venderá sua mercadoria para um público bastante variado, considerando que possuir um “tênis de marca” é importante para uma faixa que se estende desde os jovens com alto poder aquisitivo até aqueles que trabalham o dia inteiro e não pensam duas vezes em gastar um quarto de seu salário em favor da satisfação.

Existem, porém, algumas informações essenciais que Ângelo precisa obter antes mesmo de abrir sua loja. Em primeiro lugar, é conveniente que ele conheça seus principais concorrentes, os pontos onde eles estão localizados, os preços que praticam, as vantagens que oferecem, as formas de pagamento que adotam, o número de vendedores que empregam e mais uma série de detalhes. Deve saber, da mesma forma, o volume de vendas de cada competidor, suas respectivas margens de lucro, os modelos de calçados mais vendidos e a influência exercida por fatores como a sazonalidade, entre outros.

Todos sabem que se vende mais sorvete no verão do que no inverno. Mas será que acontece o mesmo com produtos como tênis, jeans ou computadores, por exemplo? Até que ponto o clima e a época do ano influenciam determinadas demandas? Uma pesquisa bem orientada pode dar as respostas.

Por meio de uma sondagem dirigida para esses aspectos, será possível reunir um bom número de informações que serão realmente úteis. No princípio, porém, Ângelo se arrepiava só de pensar em pesquisa. Ele imaginava que seria necessário contratar uma organização sofisticada, repleta de técnicos especializados, com linguagem incompreensível e custos bem além das possibilidades de um negócio de pequeno ou médio porte. Existem, de fato, institutos de pesquisa com esse perfil, com serviços segmentados – e preços realmente proibitivos para uma pequena empresa.

No entanto, existe igualmente uma série de recursos ao alcance de empreendedores e empresas como a de Ângelo, que tem necessidade de investir quase todo o capital disponível na própria abertura e administração do negócio.

Com os pés no chão, Ângelo foi sondando o terreno. Visitou imobiliárias, percorreu quilômetros e quilômetros de corredores de áreas comerciais e shopping centers e, mais que tudo, perguntou. Conversou com centenas de pessoas, com vendedores e clientes de lojas, com corretores imobiliários, administradores de centros comerciais, representantes de indústrias de calçados, empresários do ramo, amigos, parentes, colegas e vizinhos e com quem encontrava pela frente. Cada informação nova era cuidadosamente anotada e depois ia se somar às outras já obtidas, agrupadas em suas devidas áreas.

No final de alguns dias, uma avaliação mais paciente revelou que nenhuma daquelas conversas e nenhuma das perguntas haviam sido inúteis. Com seu método de pesquisa simples e barato, Ângelo percebeu que acumulara muito mais informações sobre aquele ramo de negócio do que poderia imaginar no início. Ele tinha, então, uma boa base para avaliar os locais mais favoráveis para a abertura da loja, o valor do aluguel e do ponto, a quantidade de empresas concorrentes, os preços praticados por elas, a forma de pagamento, os descontos, a utilização de cartão de crédito e cheques pré-datados e os modelos mais procurados em cada tipo de loja.

Devidamente tabulados, esses dados serviram para orientar, de forma mais segura, o planejamento estratégico do empreendimento de Ângelo. Ele sentiu que finalmente tinha um ponto de partida para realizar o sonho de possuir seu próprio negócio – e, ainda mais importante, de maneira a reduzir ao máximo os riscos que sempre envolvem um empreendimento recém-criado.

Técnicas de coleta de dados::::

O exemplo da loja de tênis mostra claramente que, com disposição e objetivos bem definidos, uma pesquisa pode ser um instrumento muito eficiente. No caso de Ângelo, ele começou com a cara e a coragem – e uma dose razoável de intuição. O trabalho poderia ter sido ainda mais eficaz se ele tivesse recorrido a algumas técnicas básicas de coleta de dados, começando pela elaboração de um roteiro e de questionários objetivos. Com esse material, ele poderia também ter solicitado a colaboração de algumas pessoas, remuneradas ou não, e provávelmente teria resultados mais completos, mais organizados e em tempo bem mais curto.

Um questionário adequado é a peça fundamental de qualquer prospecção. Quem se dispõe a pesquisar o mercado deve definir critérios para a seleção de perguntas. As pessoas, em geral, não se recusam a responder a consultas na rua, mas podem se impacientar se as perguntas forem muito vagas, sem uma utilidade aparente ou em número excessivo. Portanto, quanto menos perguntas, e quanto mais objetivas elas forem, tanto mais eficaz será o questionário.

Uma maneira prática de ajustar um questionário é fazer uma espécie de teste inicial: pode-se convidar um grupo de colaboradores ou amigos para responder às perguntas previstas, como se fossem as pessoas a quem se destina a sondagem. Depois de recolher os questionários, os resultados devem ser tabulados e, em seguida, avaliados em conjunto com o grupo. Todos que participaram do teste podem colaborar com sugestões e críticas. Quase sempre surgem modificações que vão auxiliar bastante a pesquisa real. Vale a pena repetir: o fundamental é que a finalidade da pesquisa esteja absolutamente clara desde o princípio: o que se quer descobrir, a quem perguntar, como encaminhar cada questão.

MÉTODOS DE COLETA DE DADOS

A coleta de dados é o ato de pesquisar, juntar documentos e provas, procurar informações sobre um determinado tema ou conjunto de temas correlacionados e agrupá-las de forma a facilitar uma posterior análise.

A coleta de dados ajuda a analisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com