TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Paracrina

Tese: Comunicação Paracrina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Tese  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

Comunicação parácrina – Comunicação entre células vizinhas que não utiliza a circulação. Ex: células endoteliais-musculatura lisa vascular, onde o óxido nítrico atua como modulador do tônus.moléculas de caderina E a partir das células adjacentes são ligados por íons Ca2+ ou uma proteína de ligação extracelular adicional. Portanto, a integridade morfológica e funcional da zônula de adesão é cálcio-dependente. A remoção do Ca2+ leva à dissociação das moléculas de caderina E a ruptura da junção. Uma característica importante desta junção é a inserção de numerosos filamentos de actina em placas de material elétron-denso presentes no citoplasma subjacente à membrana da junção, chamado de placa desfocada. Esse material corresponde à localização do componente citoplasmático do complexo caderina E-catenina e das proteínas associadas (α-actinina e vinculina) em que se prendem os filamentos de actina

C) Uma das mais importantes junções celulares é o desmossomo (do grego desmos, ligação, e somatos, corpo). Um desmossomo pode ser comparado a um botão de pressão constituído por duas metades que se encaixam, estando uma metade localizada na membrana de uma das células e a outra na célula vizinha. Em cada célula existe uma placa circular de proteína, situada bem junto à membrana. Das placas partem substâncias colantes, chamadas desmogleínas, que atravessam as membranas e grudam as células na região de contato. As placas também estão ligadas a um grande número de filamentos constituídos da proteína queratina.

D) Sob um tecido epitelial há sempre uma espécie de tapete de moléculas de proteínas ao qual as células se ligam: a lâmina basal. As bases das células epiteliais ficam aderidas a lâmina basal por meio de estruturas celulares especiais, denominadas hemidesmossomos. Estes lembram desmossomos, mas possuem estrutura e função diferentes, conectando as bases das células epiteliais à lamina basal, em vez de ligarem as membranas de células vizinhas, como fazem os desmossomos.

2- Microvilosidades são formadas por conjuntos de células, ou então numa célula só, por afrouxamento da membrana externa. São projeções microscópicas da membrana plasmática, em forma de dedo de luva, o que aumenta sua área superficial. Ocorre em células de epitélios com função de absorção, como o da cavidade intestinal. São calibrosos(grossos).

Os cílios ocorrem em epitélios como o da traquéia e em bactérias e protozoários. O batimento ciliar impede que bactérias e partícular de poeira cheguem aos pulmões. São estruturalmente idênticos aos flagelos, porém o flagelo é uma estrutura única, e os cílios recobrem toda a superfície livre da célula. Serve para locomoção. São finos e numerosos.

Os estereocílios são encontrados no epidídimo, onde conduzem os espermatozóides e secretam substâncias necessárias aos mesmos, e no pavilhão auricular. Também aumentam a área de superfície da célula, mas tem calibre e composição diferente das microvilosidades. Sua distribuição é mais restrita que a dos cílios, e tem um filamento de actina em seu eixo central.

3- A comunicação entre as células é feita, principalmente, por meio de moléculas informacionais. A troca de sinais químicos entre as células é essencial para formação dos tecidos, multiplicação celular,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com