TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e expressão

Ensaio: Comunicação e expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Ensaio  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  1.322 Visualizações

Página 1 de 4

Comunicação e expressão

Pergunta 1 Leia os poemas abaixo para indicar a RESPOSTA correta. Quadrilha, João amava Teresa que amava Raimundo. RESPOSTA Selecionada: E. A II e a III estão corretas.

Pergunta 2 Analise a figura abaixo e assinale a alternativa correta: Resposta Selecionada: B. Trata-se de um texto, porque é uma unidade de sentido com linguagem e PERMITE , aos indivíduos, a comunicação.

Pergunta 3 Para ler e produzir um texto, são necessários alguns conhecimentos, tais como: RESPOSTA Selecionada: A. Todas as afirmações estão corretas.

Pergunta 4 Dentro do conhecimento da língua, há o conhecimento do léxico. Indique a expressão em que o numeral indica quantidade Resposta Selecionada: C. Dois litros.

Pergunta 5 Em uma situação FORMAL de comunicação, o conhecimento linguístico é estabelecido pela padronização culta da língua. Assim, em qual das expressões abaixo o nível morfológico atende ao padrão culto da língua?Resposta Selecionada: D. Os relatórios estão complexos e completos.

Pergunta 6 Leia o poema:Cidadezinha qualquer Casas entre bananeiras | mulheres entre laranjeiras | pomar amor cantar. Um homem vai devagar. | Um cachorro vai devagar. | Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. | Eta VIDA besta, meu Deus.

Sobre a segunda estrofe do poema, consideramos correta a seguinte afirmação:

Resposta Selecionada: B. A estrutura sintática é repetida três vezes (“Um homem vai devagar/Um cachorro vai devagar/Um burro vai devagar”), mostrando a mesmice da cidade.

Pergunta 7 A tirinha abaixo é de autoria do paulistano Salvador. Sobre ela, afirmamos: RESPOSTA Selecionada: B. Apenas a II é correta

Pergunta 8 Para a semântica, quando alguém enuncia uma sentença, nós sabemos em que situações a sentença seria verdadeira. Resposta Selecionada: E. Entre os nomes de ruas da Lapa, não existe referência à religiosidade do povo LOCAL

Pergunta 9 Assinale a alternativa em que não ocorre polissemia:

RESPOSTA Selecionada: e.

Pergunta 10A seguir, temos o início do Hino Nacional na versão ORIGINAL e na ordem direta:A versão no ORIGINAL ...Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instanteResposta Selecionada: C. A ordem indireta é um recurso poético e causa dificuldade para o entendimento do texto.

Pergunta10 Indique qual alternativa define o conceito de coerência narrativa:resposta a) Quando se respeitam as implicações lógicas do texto.

Pergunta11 Determine a alternativa incorreta: b)Texto é uma unidade construída e organizada só por signos verbais.

Pergunta12 Aponte a alternativa que determina a função dos conectivos no processo lógico da disjunção argumentativa. D)Os conectivos enfatizam conclusões opostas.

Pergunta13 Indique a alternativa correta: d. A principal característica da língua falada é a presença do interlocutor.

Pergunta 14 A ilustração é do site “Tsunami: des images pour le Japon” RESPOSTA Selecionada: C. Por causa dos elementos formadores da imagem, o texto não exige um leitor com conhecimento sócio-histórico sobre tsun

Pergunta 14 A pressuposição faz PARTE dos fenômenos linguísticos a respeito da construção dos sentidos na linguagem. Marque a alternativa abaixo que traz um enunciado com pressuposição. RESPOSTA Selecionada: B. “Pedro não parou de bater na mulher.”

Pergunta 15 Abaixo temos uma charge do famoso Angeli. Observe-a e indique a alternativa incorreta. Resposta Selecionada: A. O leitor reconhece nessa charge o contexto imediato, pois é fácil recuperar a notícia à qual a charge se vincula.

Pergunta 16 Leia o texto abaixo: Aquecimento global pode acabar com o pão francês: Débora Spitzcovsky, 16 de maio de 2011 Resposta Selecionada: E. O discurso da ciência e do jornalismo.

Pergunta17 Leia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com