TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação no GHS

Tese: Comunicação no GHS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Tese  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

TÍTULO: Comunicação no SGA

Resumo

A comunicação com as partes interessadas internas e externas pode ocorrer de forma pró-ativa ou reativa. A comunicação reativa, internamente, abrange a resposta a questionamentos dos empregados, corpo gerencial, diretores e terceiros, sobre questões ambientais da Empresa, e a comunicação pró-ativa refere-se às iniciativas sob coordenação da Gerência de Comunicação e Imagem, com apoioda Gerência de Meio Ambiente, para divulgação do desempenho ambiental e promoção de ações de conscientização.

Introdução

Comunicação no SGA

Reza a Norma 14001 que, com relação aos seus aspectos ambientais e ao sistema da gestão ambiental, a organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para:

a) comunicação interna entre os vários níveis e funções da organização,

b) recebimento, documentação e resposta à comunicações pertinentes oriundas de partes interessadas externas.

A organização deve decidir se realizará comunicação externa sobre seus aspectos ambientais significativos, devendo documentar sua decisão. Se a decisão for comunicar, a organização deve estabelecer e implementar método(s) para esta comunicação externa.

A comunicação no SGA (Sistema de Gestão Ambiental) é um fator estratégico importante para uma organização principalmente quando se trata de atividades industriais, que são automaticamente associadas à idéia de poluição efetiva e degradação do meio ambiente pela comunidade

desinformada.

É importantíssimo, então, que as organizações passem a adotar a estratégia de comunicar periodicamente ao seu pessoal, às comunidades onde se acham inseridas e ao público em geral todas as suas ações na área ambiental, por mínimas que sejam, buscando informar e cativar a opinião pública.

No caso específico dos colaboradores, a organização deve reconhecer que são um de seus principais instrumentos de marketing e, mais do que isso, que só através deles poderá ter uma gestão ambiental eficiente e voltada para a melhoria contínua. Assim, a comunicação interna sobre a gestão ambiental da organização reveste-se de particular importância, considerando sua função de incutir em cada empregado o senso da responsabilidade ambiental e torná-lo co-responsável tanto pelo desempenho ambiental da organização como pela manutenção / melhoria de sua imagem.

A estratégia de comunicação e informação pode e deve ser executada através de todos os meios disponíveis - institucionais, mídia, informativos para sindicatos e associações comunitárias, palestras em outras organizações, associações e instituições de ensino, marketing, divulgação em seminários e workshops, organização de visitas de familiares de empregados, de instituições de ensino, da imprensa.

Um último ponto a ser considerado sobre a importância da comunicação para o SGA é o relacionamento inter-empresarial. As organizações, independentemente de seus ramos de atividades, sempre têm muito a aprender umas

com as outras.

Comunicação Interna

As organizações devem estabelecer como forma de comunicação interna com seus colaboradores entre os vários níveis e funções da empresa um informativo de Gestão Ambiental distribuído aos funcionários conforme necessidade e exposto nos murais da empresa.

Tanto no informativo como nos murais devem ser disponibilizados informações sobre os objetivos e metas, aspectos e impactos ambientais, não conformidades, auditorias, e outras informações relevantes do SGA. O informativo deve ser desenvolvido pelo Time de meio ambiente com o apoio da consultora ambiental. Pode haver utilização de banners, quadros e murais para a divulgação da Política e dos objetivos ambientais.

Também como forma de comunicação devem ser realizados treinamentos e reuniões informativas sempre que surgir a necessidade. Além disso deve ser criado um Manual de Gerenciamento Ambiental ISO 14001 que seria um livreto escrito de forma simples e clara onde consta todas as informações relativas a gestão ambiental. O livreto seria distribuído a todos os colaboradores da empresa, novos funcionários, prestadores de serviço e fornecedores.

Os colaboradores devem ser orientados a fazer suas comunicações, dúvidas, reclamações e sugestões para o setor de Qualidade, que registra estas comunicações no mesmo registro das comunicações externas R014 – Comunicações ambientais. Os procedimentos para preenchimento e continuidade do processo após recebimento das

comunicações devem estar descritso no documento. Os indicadores ambientais devem ser divulgados mensalmente através dos murais e via e-mail.

Comunicação Externa

A empresa deve utilizar como forma de comunicação com as partes interessadas externas e de comunicar seus aspectos ambientais folders informativos, a página da internet e o Manual do Gerenciamento Ambiental ISO 14001. Com o órgão ambiental a empresa utiliza cartas e documentos como forma de informar sobre o SGA.

A organização deve receber as comunicações externas por meio de telefone, e-mail, ou pessoalmente na própria empresa. As recepcionistas, as secretárias e os colaboradores da área comercial são orientados para que toda comunicação, reclamação ambiental de partes interessadas sejam encaminhadas ao setor de Qualidade para que faça o registro da comunicação e proceda as ações necessárias. Após o preenchimento do R014 o setor de qualidade poderá repassar a comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com