TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito E Definição De Macroeconomia

Ensaios: Conceito E Definição De Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

MACROECONOMIA

Conceito e definição

A macroeconomia é o ramo da teoria econômica como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos nacionais, investimento, poupança e consumo agregado, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de cambio. A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos. Ela também se preocupa com a oferta de demanda de mão de obra e com a determinação dos salários e nível de emprego, mas não considerando diferenças em qualidade, sexo, idade, origem da força do trabalho. Controle e planejamento macroeconômico permitem antecipar muitos problemas e evitar algumas flutuações desnecessárias na economia (ou seja, estudando e planejando a economia é possível evitar alguns problemas, e o papel da macroeconomia é estudar a economia como um todo, tentando assim evitar esses problemas)

A macroeconomia procura oferecer políticas para melhorar o desemprego econômico e explicar os fenômenos econômicos. Como por exemplo: A inflação; produtos internos nacional de uma economia; renda de uma economia; desemprego; balança de pagamento e câmbio; crescimento e desenvolvimento econômico, como foram falando anteriormente.

Exemplos:

• Temos vários exemplos como a distribuição de renda, que em nosso país começou e melhorar nos últimos anos, podem observar que houve um aumento no salario mínimo e uma maior geração de empregos formais (carteira assinada), mas ainda tem muito pra melhorar. Importante lembrar que o crescimento econômico é requisito básico para que se possa melhorar a distribuição funcional de renda a favor dos trabalhadores.

• Temos também um grande problema que perturbam todos dos brasileiros, que é a inflação. A inflação é considerada uma das principais causas de uma concentração de renda, pois quem sofre com esse fantasma é a classe pobre. A taxa de inflação em nosso país esta caminhando, mas longe do esperado que é a taxa zero.

• Um exemplo interessante foi que a atividade no setor de serviços voltou a crescer em setembro (14), após queda em agosto (14), de acordo com o Índice Gerentes de Compras (PMI) feitas pelo HSBC e divulgadas pela consultoria. O indicador saiu de 49,2 em agosto, o menor nível em dois anos, para 51,2 um mês depois. Resultados acima de 50 quer dizer que houve crescimento no setor de serviços. O indicador de serviços é calculado com base em dados como vendas, emprego, estoques e preços, de mais de 350 empresas do setor. O aumento da atividade dos serviços em setembro foi atribuído ao período eleitoral. O segmento de hotéis e restaurantes teve o melhor resultado entre as seis categorias da pesquisa. A única redução foi registrada em atividades relacionadas a alugueis e negócios. As novas encomendas continuaram a se expandir em setembro pelo 25º mês consecutivo, e à maior taxa em seis meses. Esse resultado contrasta com o da indústria, cujo indicador identificou queda de novas encomendas em setembro. O emprego continuou estável no setor de serviços no mês passado, segundo a pesquisa do HSBC. Os custos dos insumos continuaram a aumentar no setor, continuando a tendência que tem sido observada em todos os meses desde o início da pesquisa, em março de 2007, diz a instituição. Porém, a taxa de inflação de custos se desacelerou. Na indústria, por sua vez, os preços de insumos diminuíram pela primeira vez desde agosto de 2009. Os aumentos de custos enfrentados pelo setor de serviços foram repassados aos consumidores por meio de preços mais elevado em setembro, o que ocorreu pelo 58º mês consecutivo. Porém, a pressão inflacionária se atenuou. Apesar de ter melhorado em relação ao mês anterior, o otimismo em relação aos negócios permaneceu frágil em setembro. Onde houve uma sinalização de otimismo, as evidências indicaram as expectativas de obtenção de novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com