TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de conceitos de macroeconomia e da microeconomia

Relatório de pesquisa: Estudo de conceitos de macroeconomia e da microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A admistração do (latim administratione) é o conjunto de atividades voltadas a direção de uma organização utilizado se de técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Atualmente, existe uma forte preocupação por parte das empresas, quanto a avaliação de seu trabalho. Toda empresa necessita realizar uma avaliação de desempenho para ser capaz de comparar o seu desempenho com o dos concorrentes ou empresas de outros segmentos, Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo mostrar como é adotada algumas políticas para que uma empresa alcance seus objetivos.

Desenvolvimento

O estudo em questão visa discorrer sobre alguns conceitos tais como: Macroeconomia e Microeconomia, Métodos Quantitativos aplicados a Gestão Empresarial, Ética Política e Sociedade.

A macroeconomia estuda a economia em geral, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. Na macroeconomia o aumento contínuo e generalizado dos preços é caracterizado como inflação. Para estabelecer uma busca imutável na sua compreensão apropriada e também ser impedido, este elemento é analisado, bem como suas causas e efeitos, pois é um fator que afeta diretamente na vida das pessoas.

Enquanto que a microeconomia analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço e estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço. A mesma se preocupa também em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção.

Conceito de inflação

No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar. Em Economia, é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços, isto é, o aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.

INFLAÇÃO SOBRE O TOMATE

Alçado ao status de principal ingrediente da inflação, o tomate virou assunto nacional.

Cada vez mais escasso na lista de compras em razão do preço, o produto alimenta piadas nas redes sociais e provoca boicote de restaurantes, ao mesmo tempo em que anima os produtores, nunca tão recompensados financeiramente quanto agora.

Assim como no resto do país, o tomate vitamina a inflação de Porto Alegre. Em 12 meses, o aumento chegou a 168,05%, segundo o IPC-S, da Fundação Getulio Vargas. A alta parece justificar a origem do termo “tomate” em italiano – “pomodoro” vem de “pomo d’oro” (“maçã de ouro”). Na Ceasa Porto Alegre, por onde passa um terço dos hortigranjeiros do Estado, o aumento foi ainda maior do que o registrado pelo IPC-S. O quilo pulou de R$ 1 para R$ 4: alta de 300%. Entre dezembro e janeiro, o forte da safra no Rio Grande do Sul, muito tomate do Estado abasteceu o Sudeste. Isso é um fato novo – explica o agrônomo Antônio Conte, da Emater-RS. Contra a alta do tomate, chefs sugerem criatividade, e nutricionistas apontam legumes e frutas que contêm as mesmas propriedades benéficas à saúde. A dica é sair da mesmice e valorizar os produtos da estação.

Conceito de taxa de juro

O termo juro, para além de corresponder à forma conjugada do verbo “jurar” na primeira pessoa do singular do Presente do Indicativo, tem outras acepções possíveis. Por um lado, no sentido figurado, refere-se a uma forma de recompensa O juro é um índice que é expresso com uma percentagem sobre o valor emprestado ou investido, consoante o caso, e que é utilizado para calcular quanto poderá render um plano de poupança ou qual será o custo de um crédito

Bolsas europeias fecham em alta com promessas sobre taxa de juros

Principais bolsas da Europa subiram nesta quinta-feira (4).

BCE citou possibilidade de taxas de juros serem reduzidas.

As bolsas europeias fecharam em alta nesta quinta-feira (4) depois de o Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu (BCE) sinalizarem, separadamente, que a política monetária se focará em estimular a economia por algum tempo.

O FTSE 100 de Londres fechou em alta de 3,08% a 6.421,67 pontos, o DAX 30 de Frankfurt subiu 2,11% a 7.994,31 pontos, enquanto em Paris, o CAC 40 ganhou 2,90% a 3.809,31 pontos.

A bolsa de Madri fechou em alta e seu índice de referência, IBEX 35, subiu 3,07%, até os 8.002 pontos. Já o PSI-20, de Lisboa, avançou 3,73%, aos 5.431,60 pontos.

O presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou nesta quinta que as taxas de juros permanecerão nos níveis atuais ou mais baixos por um período prolongado de tempo, acrescentando que o BCE tem a mente aberta sobre reduzir a taxa de depósito para abaixo de zero.

Conceito taxa de cambio

A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país.

As operações de câmbio (compra e venda de divisas) podem realizar-se nos bancos e nas casas/agências de câmbio, que, regra geral, cotizam duas taxas de câmbio: uma para a compra e outro para a venda. Por exemplo: se quisermos comprar dólares, o preço a pagar à casa de câmbio é de 0,74 euros por cada dólar. No entanto, se quisermos vender euros, iremos receber 1,34 dólares por cada euro que entregarmos.

Pode-se mencionar duas taxas de câmbio: a taxa de câmbio real e a taxa de câmbio nominal.

O câmbio real é aquele que estabelece a relação pela qual uma pessoa pode trocar bens e serviços de um país pelos de outro.

O câmbio nominal, por sua vez, é a relação direta entre uma moeda e outra estrangeira. É a taxa de câmbio que é usada nos bancos e nas casas de câmbio.

Noticia

O Banco Central deve lançar, ainda este mês, um aplicativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com