TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de macroeconomia e microeconomia

Artigo: O conceito de macroeconomia e microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Artigo  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

A microeconomia e uma economia muito prospera capaz de compreende o comportamento do cotidiano das empresas, facilitando o entendimento das desvantagens que empesa o pais esta em

A microeconomia tem a ver com o dia-a-dia das empresas e das pessoas. É um estudo minucioso das pequenas estruturas da economia, que nos possibilita entender os entraves que impedem o país de crescer. Problemas de infra-estrutura, impostos sobre importações, subsídios, entre tantos outros.

Já a macroeconomia é um conjunto de indicadores econômicos, como, por exemplo, inflação, PIB e Balança Comercial. A macroeconomia é fria e precisa ser fria. Ela estuda apenas os indicadores e suas projeções para o futuro.

Macro = grande. Logo, uma economia grande, que dá um futuro muito próspero e garantido.

Micro = pequena. Logo, economia pequena, não muito miserável, mas o básico para a sobrevivência.Para mim o Macro significa grande tudo que é grande como um grande investimento a ser acertado ou vai fazer parte do acerto, e micro tudo que é de menor coisas menos favoraveis, mas que devem fazer parte do processo.

Macroeconomia:

Macroeconomia é o estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da produção e consumo, o pleno emprego, a estabilidade de preços, o controle inflacionário e uma balança comercial favorável.

Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, ou seja, uma organização que envolva recursos produtivos, A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e dificitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

Agregados Macroeconômicos

Os princípais agregados macroeconômicos são Produto, Renda, Despesa.

PRODUTO - é a produção total de bens e servicos finais que são produzidos por uma sociedade num determinado período.

RENDA - renda pessoal ou consumo das famílias - somatório das remunerações recebidas pelos proprietários dos fatores de produção como retribuição pela utilização de seus serviços na atividade produtiva. Ex: salário, aluguéis, juros, lucros;

RENDA PESSOA DISPONÍVEL (RPD) é a renda com que as famílias contam para poderem consumir.

POUPANÇA (S) é parte RPD que não foi consumida.

RENDA(D) = C + S

W - salários - remuneração do fator de produção trabalho (comissões, honorários de profissionais liberais, ordenados dos executivos, mesmo que não assalariados)

J - juros - remuneração do fator de produção capital

A - aluguéis - remuneração dos proprietários dos recursos naturais

L - lucros - remuneração do fator de produção capital

RENDA(D) = w + j + a + l

DESPESAS - é o total dos gastos efetuados pelos agentes econômicos na aquisição de bens e serviços produzidos pela sociedade.

Investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com