TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de america latina

Por:   •  13/12/2015  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

A HISTORIA DO CONCEITO DE LATIN AMERICA NOS ESTADOS UNIDOS.

Joao Feres Jr.

A proposta principal de seu texto do autor Joao Feres Jr. é analisar o termo e o conceito Latin América, a qual segundo o mesmo passou a ser utilizado em inglês apenas na última década do século XIX. Contudo o termo possui uma origem bastante peculiar. O contexto histórico do termo se dá no governo de Napoleão, na França e foi exatamente sob o poder do mesmo que surge a ideia de panlatinísmo (doutrina que pretende unir politicamente todas as nações latinas).

De acordo com o texto o termo não significa exatamente igualdade, pois para os ideólogos a França deveria liderar as demais nações. Apesar do panlatinismo ter nascido na era dos romancistas, o mesmo não estaria voltado para um projeto nacionalista mas sim imperialista. E apesar da França ter servido de berço histórico, as evidencias demonstram que o conceito de América Latina foi elaborado primeiramente na Espanha, pelo jornalista, poeta e crítico Jose Maria Torres de Caicedo, o qual morava em Paris mas possuía fortes laços com seu país de origem Colômbia.

Na França o termo embalsou as pretensões imperialistas do Estado monárquico. Na versão espanhola serviu de discurso contra a expansão imperialista americana. No entanto, nas duas versões originais do termos, tanto na francesa quanto na espanhola, ambas direcionam para projetos imperialistas.

Ainda no subtítulo Spanish América o autor evidencia que, antes da tradução para o inglês, o termo era utilizado para se referir “as coisas e aos povos”, a qual para saber se referência se aplicaria de forma correta Feres Jr. recorre a pré história do termo. Assim o autor conclui que, muito antes do termo ser utilizado pela primeira vez, já havia um sentimento antiespanhol por parte dos anglo-saxões. Através da análise de frases por pessoas da época, como também charges de jornais, Feres Jr. destaca elementos raciais (latin americans são pessoas de pele escura) presente nas representações que, fazem alusões indiretas a questão racial.

As charges do início do século XX apresentavam geralmente pessoas negras, possuindo características de escravos e indivíduos subdesenvolvidos.  A partir do segundo quarto do século XX, as figuras demonstravam um sentimento paternal por parte dos Estados unidos, representado na figura do Tio San interagindo com crianças, com personagens limpos, bem vestidos e com trajes modernos.

Assim sendo pode se dizer que, quando o termo foi utilizado no inglês, o mesmo já estava sendo utilizado a quase um século, onde muitas pessoas tiveram o primeiro contato com o mesmo através de desenhos representativos.

ACADEMICA: Celia da Luz Gomes

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com