TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto América Latina, Conceito e Identidade: Algumas Reflexões da História de Ailton de Souza

Por:   •  15/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 3

Curso de Geografia da Unesp Ourinhos

Disciplina de Geografia da América Latina

Discente: Bruna Costa Claudino

Docente: Cristiane Dambrós

Resumo do texto América Latina, conceito e identidade: algumas reflexões da História de Ailton de Souza

O texto apresenta um serie de terminações acerca da conceituação de América Latina. Apresenta a conceituação de América Latina na perspectiva do colonizador – com características negativas da Identidade Latina. Assim, como do ponto de vista de intelectuais latino, baseado em uma caracterização regional de sua identidade.

Diante dessa variação sobre o real significado e significância da identidade Latina, a preocupação passa a ser sobre sua legitimidade, pois quem poderia definir essa identidade? Ou qual delas melhor dimensiona uma América Latina “verdadeira” e coerente. Sua conceituação dever considerar seus conflitos, sua geografia, cultura, povo, sem estereotipa-la, respeitando a pluralidade que cada país Latino Americano tem, mas que ao mesmo tempo o caracterize como um todo.

O conceito de Identidade Latina foi construída fundamentada em uma visão discriminatória, pois era comparada a uma Europa que carrega/va características completamente diferente da dos países Latinos. Essa diferença cultural, de povo, e de sua geografia, foi entendida sob a condição de inferioridade.

Já na história o termo América Latina foi utilizada pelos franceses para justificar o imperialismo da França no México. O texto também traz outra referencia sobre o termo, mas no sentido ideológico, a leitura dessa América Latina através da unidade linguística e racial. Também há intelectuais que caracterizam a identidade Latina em Oposição a América do Norte.

Já o Brasil enquanto país localizado na América do Sul falante de língua portuguesa e indígena levou tempo para fazer parte efetivamente da América Latina. Só em meados dos anos 1920 e 1930 se integrou aos latinos. É preciso lembrar que a América Latina em um primeiro momento foi considerada um sinônimo de América espanhola, já o Brasil que tinha suas bases não da Espanha, mas das América Meridionais e Sul, sendo assim, os intelectuais da época viam muito mais relação do Brasil com a Europa propriamente. A mudança da terminologia direcionado aos países de ex colônias da Espanha e Portugal, fez o Brasil se integrar de vez a esse contexto.

Com o rompimento dos laços coloniais, a intenção de criar uma identidade latina foi interessante e imediata.

Assim o texto nos leva a entender que essa definição de América Latina importada, pouco diz sobre o que a grande América Latina de fato é. E em função disso, dessa negação a essa identidade, do entendimento como nação, podem ser uma das causas dos atrasos dos países latinos, já que não se entendem como uno.

 Portanto há uma necessidade de unidade dessa América Latina, que deve ser construída a partir de sua própria história, porque só a partir da construção de uma identidade que seu próprio povo cria, se reconhece, se identifica e se orgulha, como uma possibilidade de nação Latino Americana. Basear-se através de estereótipos ou a partir de analises fragmentadas, em que apenas a economia, ou a geografia, etc, forem levadas em consideração, não teremos possibilidade de relacionar a multiplicidade que se é a grande América Latina: formada por diferentes povos, de múltiplas tragédias, mas de muita riqueza, cultura e luta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com