TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conselhos ecológicos e viáveis ​​sobre a adaptação da sua residência

Monografia: Conselhos ecológicos e viáveis ​​sobre a adaptação da sua residência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Monografia  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

ert

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Casa Sustentável

Casa Sustentável

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Artes

Enviado por: edsrodrigues 16 setembro 2013

Palavras: 392 | Páginas: 2

Dicas ecológicas e viáveis para adaptação de sua residência

Tweetar

segunda-feira, 30/julho/2012

Um assunto de que muito se fala nesses tempos é a sustentabilidade e as várias formas de agredir menos o meio ambiente. Ana Carla Teodosia, leitora aqui do Blog do Menor Preço, sugeriu que falássemos sobre algumas dicas ecológicas para casas e apartamentos. Confira, então, um pouco sobre obras sustentáveis, seu custo e benefício, e ainda, como reaproveitar a água irrigando jardins.

Construção sustentável

A proposta da construção sustentável é trazer para a construção civil maiores possibilidades de uso racional dos recursos do meio ambiente através de atitudes ecológicas no planejamento e desenvolvimento das obras.

O uso racional de água e energia na obra, utilizando-se apenas o necessário; a apropriação do terreno sem exageros, integrando ao máximo ao ambiente natural; a redução do impacto às proximidades da construção, tais como às temperaturas e paisagens; utilização de materiais renováveis ou recicláveis e quantidade reduzida de insumos já são algumas ações sustentáveis no meio da construção civil.

O que de fato define se uma obra caminha de forma sustentável ou não é a avaliação prévia do local onde será realizada, visualizando as melhores formas de uso do meio, antes e depois do trabalho.

Custo x Benefício

A construção embasada em um viés ecologicamente correto proporciona a redução dos custos tanto de investimento como de operação. Mesmo em casos em que a instalação de sistemas sustentáveis em uma obra gere 5% de aumento no custo em relação a um sistema convencional, posteriormente representará economia de 30% de recursos no uso e ocupação do imóvel.

Reaproveitamento da água

Na maioria das casas e edifícios (e até mesmo indústrias) a água é destinada, após seu uso, para o sistema de coleta de esgoto e águas pluviais. Todavia, pelo fato de muitas vezes a água possuir um baixo nível de impurezas neste primeiro uso, reutilizá-la é uma atitude plausível e muito bem-vinda.

Em residências, os sistemas de reutilização da água são simples e bem aplicáveis. Aproveita-se a água das chuvas colocando calhas nos telhados que a direcionam a um reservatório inferior, normalmente enterrado. Através de uma bomba, a água é transferida para uma ‘segunda caixa d’água’, e enfim, distribuída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com