TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO E O CONFLITO DA ECONOMIA MUNDIAL

Artigos Científicos: A GLOBALIZAÇÃO E O CONFLITO DA ECONOMIA MUNDIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 9

Este trabalho visa descrever os principais conflitos mundiais e explanar os fundamentos de cada conflito, visto que cada grupo defende seus pensamentos e os seus princípios.

Na atualidade, a globalização é entendida como um processo que vem para diminuir os conflitos mundiais, pois é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.

Apesar de tudo indicar um processo de globalização, sabemos que no mundo muitas são as potencias que são contrarias a instalação desse processo, por se tratar de um processo capitalista.

Não poderíamos deixar de mencionar especificamente os principais conflitos, sendo eles a Revolução Chinesa, Guerra do Vietnã, Oriente Médio e a Guerra do Golfo, sem falar é claro na conceitualização e divisão dos principais categorias de conflitos mundiais.

Sabemos que independente de quais sejam os motivos ensejadores da guerra, essa não é a melhor solução, pois a guerra não trás apenas boas conseqüências, matando milhares de inocentes e marcando aquele povo para sempre.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONFLITOS MUNDIAIS

Na atualidade muitos são os motivos causadores dos conflitos mundiais, sendo considerados os principais as rivalidades étnicas, religiosas, alem dos conflitos entre estados e busca pela demarcação das fronteiras.

Não poderíamos deixar de destacar que o fator econômico é o principal motivo dos conflitos mundiais, pois cada país possui seus interesses particulares que necessitam ser defendidos até mesmo por meio de guerra.

Existem vários tipos de conflitos, mas classificaremos os conflitos em quatro categorias, para que haja a melhor elucidação dos fatos.

A primeira categoria trata-se do conflito entre dois ou mais Estados é o que ocorre entre a Índia e o Paquistão, pois entre esses dois países acontece o embate entre exércitos nacionais regulares. A índia que possui a maioria dos nacionais sendo hindu, disputa com o Paquistão que possui seus nacionais sendo muçulmanos, a posse da região da Caxemira, cuja população local em sua maioria é muçulmana. Salienta-se que os dois países são considerados potencias nucleares.

Explanaremos a respeito da segunda categoria que é aquela em que o conflito ocorre dentro de um determinado país, comumente conhecido como guerra civil. Neste tipo de conflito grupos armados se organizam com a intenção de retomar o poder do país, um grande exemplo é o que ocorre na Colômbia, pois a FARC (Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia), controla 42 mil km² dentro da Colômbia, instalando assim a guerra civil na Colômbia. Ressalta-se que essa é a guerra civil mais duradoura da América Latina.

A terceira categoria é caracterizada pelo separatismo decorrente de ocupação estrangeira, esses confrontos ocorrem quando existe uma invasão militar externa. Um dos principais exemplos dessa categoria é a reivindicação dos palestinos pelo reconhecimento de um Estado independente nos territórios ocupados por Israel em 1967 na faixa de Gaza e Cisjordânia.

A quarta categoria é conhecida pelo separatismo no interior de um Estado, ou seja, é o conflito que ocorre entre forças oficiais e movimentos internos, ligados a minorias étnicas ou religiosas que tem como principal objetivo a formação de Estados independentes. Um grande exemplo dessa categoria são os Bascos que esta localizada na Espanha e luta pela independência do País Basco. Os Bascos possuem uma cultura diferenciada dos espanhóis, prova disso é a língua falada que é a Euskara, uma língua não latina. Vale a pena desatacar que o grupo separatista ETA (Pátria Basca Liberdade) abala a nação espanhola com violentos atentados terrorista.

Não poderia deixar de mencionar que na atualidade vem surgindo um novo grupo inédito, que é caracterizado principalmente pela luta contra o terrorismo internacional.

Essa luta inciou-se a partir do atentado do dia 11 de setembro de 2001, em que os Estados Unidos foi alvo de um atentado terrorista comandado por Osama Bin Laden líder da milícia Talibã que controlava o Afeganistão. A motivação do atentado foi acreditar que os Estados Unidos é o grande causador da miséria que assola os países que compõem o mundo islâmico.

Sendo assim, fica claro que muitos são os motivos causadores dos conflitos mundiais, pois cada grupo visa defender seus princípios e seus interesses, mesmo que esse interesse seja diferente do outro grupo.

2.2. REVOLUÇÃO CHINESA

A Revolução Chinesa ocorreu entre os anos de 1949 e 1962, sendo considerado um dos maiores acontecimentos históricos. Essa revolução é conhecida por conter dois grandes movimentos dentro de uma mesma revolução, sendo elas: a luta dos camponeses por terras e a luta do povo chinês pela independência nacional.

Foram os comunistas que assumiram o poder, pois a China se encontrava arrasada, visto o longo período em que batalhou contra o domínio japonês, alem da guerra civil. Neste momento, o povo que morava na cidade passava fome, e no campo não se plantava nada por não possuírem sementes.

O líder chinês Mao Tsé iniciou a reforma agrária no país, dividindo grandes propriedades entre os camponeses, as cooperativas substituíam as grandes propriedades. A atitude do líder chinês foi apoiado pela União Soviética, pois os comunistas fizeram mudanças radicais na economia e cultura chinesa, promoveram a emancipação da mulher, igualdade entre os sexos, entre outros. Destaca-se que a boa relação entre as duas grandes potencias só se findou com a morte do ditador Stalin.

O grande e fundamental objetivo de todas as mudanças elencadas anteriormente era o aumento da produtividade, prova disso foi o aumento das horas trabalhadas na indústria, e no campo foram enviados reforços desd intelectuais até estudantes. Ressalta-se que a terra foi divida em comunas, que eram comunidades populares, independentes, com liberdade para cuidar de seus interesses comuns, como pequenas cidades.

Mas esse grande salto na verdade foi um grande fracasso, pois os camponeses ficaram insatisfeitos com a queda da colheita, que gerava a fome e acabava em revoltas.

Foi no ano de 1966 que iniciou uma revolta cultural, que marcou significativamente os rumos da revolução Chinesa, pois nessa época o partido comunista estava divido, havia uma forte oposição, mas mesmo assim Mao Tse-Tung mantinha-se no poder.

Não poderíamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com