TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constituição Federal De 1988 Art 6 E Sua Diferença No Nosso Dia A Dia

Casos: Constituição Federal De 1988 Art 6 E Sua Diferença No Nosso Dia A Dia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

A Desigualdade e a invisibilidade Social na Formação da Sociedade Brasileira.

O legado desta pesquisa nos mostra a real situação que vivenciamos, desde o inicio do século ate os dias de hoje.

O serviço social tem suas origens vinculadas as doutrinas da igreja católica,ela surgi como desdobramento da ação social e da ação católica da igreja.Esta relacionado as profunda transformações econômicas e sociais que atravessam a sociedade brasileira.O movimento de reconceituação é movido pelas pressões sociais e mobilizações dos setores populares,historicamente marcado pela desigualdade de classes e das questões sociais em face ao acumulo do capitalismo.Processo permanente de construção de proposta profissionais em resposta as exigências sociais.

A historia do serviço social se constitui num processo que articula conservação e renovação.

Temas como a invisibilidade social, retratado neste artigo, mostram que psicólogos e sociólogos vêm trabalhando sob o mesmo objeto de estudo e que não há mas temas que possam interessa apenas uma destas áreas.

Este artigo constrói uma interlocução entre dois autores, o sociólogo Jessé Souza

e o psicólogo Fernando Braga da Costa. Eles discutem em suas obras a invisibilidade de atores sociais envolvidos, e encobertos, pela desigualdade historicamente construída na sociedade brasileira. A tentativa deste artigo é discutir dois fenômenos constantes e constituintes da sociedade brasileira.

Analisando a obra de Jessé Souza e Fernando Braga da Costa, é possível notar

que o sociólogo esforça-se muito mais para dar conta deste contexto sócio-histórico que possibilitou a construção da desigualdade, enquanto que o psicólogo vai direto ao relato dos seus sujeitos e propõe interlocuções muito mais tímidas com as teorias que fundamentam seu objeto de estudo. No entanto, Costa (2004) não perde de vista a importância de articular sua obra com outras áreas do conhecimento e esta tarefa é necessária para tornar seu texto tão crítico quanto o de Souza (2006).

Fernando Braga da Costa faz uma psicologia crítica, mesmo sem anunciar que

sua construção empírica e teórica está fundamentada em uma psicologia crítica. Esta psicologia exercida pelo autor é o que pode ser chamado de psicologia com

compromisso social. No livro Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social, ele mantém este compromisso desde a escolha do tema até a execução e fundamentação do seu projeto. A postura crítica adotada por Costa é essencial para que ele ofereça um panorama amplo e fiel da invisibilidade social e das suas ramificações na sociedade brasileira.

.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »