TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo as Colonias Portugal até Macau

Por:   •  4/10/2016  •  Abstract  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

Construindo as colônias

 Rotas e domínios coloniais até Macau

Com tudo que estava acontecendo na Europa, Portugal viu como uma saída não só expandir seus domínios além-mar, mas também em busca de alternativas às rotas do comércio no Mediterrâneo.

Com sua primeira expedição em 1415 os portugueses conquistaram a cidade de Ceuta, no norte da África, que fica como o marco do inicio da expansão marítima portuguesa. Sua conquista foi planejada por D. João I com cerca de 30.000 homens e uma armada de 270 navios.
A expedição foi bem conturbada, passando por tempestades tendo que ficar dias em mar alto, ventos e correntes também fizeram muitos barcos desviarem sua rota para Málaga, os que conseguiram ficaram a espera diante da cidade. Após sua tomada D. Pedro de Meneses foi nomeado governador. Sua localização era estratégica para o domínio da navegação no estreito de Gibraltar. A área era usada como entreposto comercial para escoar as mercadorias que chegavam do Oriente através das caravanas.

 “Ceuta, Alcácer Ceguer, Tânger e Arzila eram consideradas como terras portuguesas. O território e os povoados não murados que coubessem no termo daquelas cidades passavam também a pertencer ao mesmo soberano”.

Após a conquista de Ceuta, Tânger foi à próxima região a ser cobiçada, por sua localização estratégica. Conquista-la significaria que os portugueses teriam o controle meridional do estreito de Gibraltar.

Em 1418 chegaram à ilha da Madeira, mas só em 1425 que começaram sua colonização, introduziu-se a cana de açúcar nessa que região, que se tornou uma das maiores produtoras de açúcar e trigo. Em 1427 o arquipélago de Açores foi encontrado e só mais tarde foi povoado. Estudos dizem que esta área já havia sido descoberta antes, mas nada escrito foi encontrado que comprovasse isso expressamente. Essa zona nada mais foi que mais um ponto estratégico de Portugal para auxiliar em suas expedições. Foi usado para defender embarcações portuguesas de ataques piratas, comuns para a época.

Mais expedições foram planejadas e em 1434 com o intuito de percorrer e reconhecer à costa Africana, Bartolomeu Dias chega ao Cabo das Tormentas, que logo depois passa a chamar-se Cabo da Boa Esperança. Esse ponto tem uma ligação entre o oceano Atlântico e Índico, o que leva a uma rota alternativa para as Índias. Porém, o primeiro a completar essa rota foi Vasco da Gama, que chegou às Índias em maio de 1498.

No ano de 1446 os portugueses chegam à Guiné, mas só em 1479 instalaram-se definitivamente na região. Portugal foi conquistando essas colônias ao longo da costa africana para tentar manter um controle nessa extensa rota marítima que existia ao longo do continente. O que os motivava, além disso, era a captura de escravos e a busca por metais preciosos.

Em uma de suas viagens Diogo Gomes e António de Nola descobrem o arquipélago de Cabo Verde, no ano de 1460. Depois que foi povoado o arquipélago serviu como um local para armazenar escravos que depois seriam enviados para o continente americano.
São Tomé e Príncipe eram desabitados até a chegada de portugueses em 1470. As ilhas foram usadas para o plantio de cana de açúcar e cacau, assim como, o trafego de escravos.

Em 1482 Diogo Cão chega ao estuário do rio Congo, alguns anos depois chegam ao reino de Ngola. O comercio de escravos foi bem lucrativo na região, os mesmos sendo enviados para o Brasil, para Madeira e para São Tomé e Príncipe. A cristianização e introdução de elementos da cultura europeia também ocorriam nas regiões por onde os portugueses passassem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com