TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criatividade

Ensaios: Criatividade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 4

unta 1

Leia o seguinte texto e assinale a alternativa correta relacionada a empresas inovadoras:

O uso de novas tecnologias tem sido uma das alternativas para o desenvolvimento de vantagens competitivas e sustentação de desempenho superior em tempos de hipercompetição. Nesse cenário, a noção de inovação como algo relacionado a produto e tecnologia permeou a visão de empresários e executivos por muitos anos. Agora, esse ponto de vista começa a ser ampliado e a considerar diferentes tipos de inovação.

Na listas das maiores inovações do século XX estarão automóvel, avião, computador, telefone celular, transistor, lâmpada, máquina fotográfica e internet. Todas elas trouxeram novas tecnologias.

Disponível em: (http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/modelo-de-negocio-mais-tecnologia-inovadora/32173/).

Resposta

a.

Possuem competências diferenciadas e são capazes de tirar proveito de oportunidades tecnológicas.

b.

Possuem formas organizacionais altamente centralizadas, sem definição de limites organizacionais.

c.

Apresentam processos de aprendizado descontínuo, porém monitoram a assimilação de tecnologias pelos concorrentes.

d.

Não usam monitoramento do ambiente externo como base para suas atividades inovadoras porque estabelecem as tendências do mercado.

e.

Alocam os recursos de forma sistêmica, sem levar em conta a busca por tecnologias desenvolvidas pela própria empresa.

0,2 pontos

Pergunta 2

Leia o texto a seguir.

Diferenciação é um conceito com altíssima característica estratégica, porém, somente diferenciação não resolve, esta diferenciabilidade tem que ter mercado. Por outro lado, não se trata apenas de ser criativo, esperto ou imaginativo. É preciso ser lógico e a lógica é uma ciência que lida com regras e comprovações. Ser diferente é não ser igual, mas para ser único é preciso ser especial, é preciso buscar alguma coisa que distingue você da concorrência. Talvez o segredo para tanto, é compreender que o seu diferencial não tem de necessariamente estar relacionado com o produto. (Rubens Fava, 2005).

Disponível em: (http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/diferenciar-ou-morrer/479/).

Leia as seguintes afirmações e identifique-as como F (Falsa) ou V (Verdadeira):

I- A adoção de estratégias defensivas de inovação por uma empresa implica numa total ausência do uso de pesquisa e desenvolvimento;

II- Pesquisa e desenvolvimento nas empresas que adotam estratégias defensivas de inovação estão fortemente voltados para a diferenciação de produtos;

III- Empresas que adotam estratégias defensivas de inovação estão fortemente envolvidas com planejamento de longo prazo.

Assinale a alternativa correspondente à sequência correta:

Resposta

a.

V, V, V

b.

V, V, F

c.

F, F, V

d.

V, F, F

e.

F, V, V

0,2 pontos

Pergunta 3

Leia o texto abaixo.

O Brasil é o maior produtor de etanol de cana-de-açúcar do mundo e ocupa posição de liderança na tecnologia de sua produção. Os avanços tecnológicos permitem que a produtividade seja destacada e os custos de produção bem inferiores aos dos concorrentes internacionais.

Essa liderança e competitividade deve-se ao longo trabalho de muitos anos feito por pesquisadores em instituições de ensino e pesquisa e em empresas privadas, que resultou em valiosa bagagem de conhecimento e de tecnologia sobre a cana, seus derivados e sobre o processo de fabricação do etanol de cana.

As pesquisas trataram de temas diversos, como o melhoramento genético da planta, combate a pragas, técnicas agrícolas e de colheita, impactos da cultura no meio ambiente, e tecnologias de fabricação do etanol, incluindo-se a hidrólise e fermentação.

Manter a liderança e a competitividade no momento em que o mundo descobre o bioetanol como uma alternativa energética e muitos países investem maciçamente na tecnologia de sua produção, a partir principalmente de celulose, exige mais esforço brasileiro em pesquisa.

Disponível em: (http://www.fapesp.br/materia/2919).

Leia as seguintes afirmações e identifique-as como F (Falsa) ou V (Verdadeira):

I- Estratégia ofensiva de inovação é adotada por uma empresa visando à obtenção de liderança tecnológica e mercadológica;

II- Empresas que adotam estratégias ofensivas de inovação são altamente intensivas em pesquisas;

III- Empresas que adotam estratégias ofensivas de inovação desconsideram o uso de patentes para a obtenção de lucros significativos.

Assinale a alternativa correspondente à sequência correta:

Resposta

a.

F, F, V

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com