TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criaçao Da Empresa

Trabalho Escolar: Criaçao Da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 7

1. No início do filme, Steve Jobs comenta sobre seu objetivo: fazer diferença no universo, criando uma nova consciência. Relacione esses objetivos com o contexto das organizações nos dias de hoje

Devemos buscar usar todas as formas posssíveis de conhecimento, buscar fazer o melhor possível sempre para que sejamos conhecidos como inovadores, dispostos a mudar , hoje grande parte das transformações que ocorrem no mundo, são determinadas pelos seus gestores.

A maioria das grandes organizações tem como objetivo ser reconhecida mundialmente, mas devem sempre estar atualizados com novas tecnologias; estar atentos às demandas globais, não apenas locais; desenvolver consciência ecológica; estar à altura da concorrência, e principalmente seus gestores devem entender de pessoas e o ambiente de trabalho como um todo,que o envolvimento de todos os funcionários fará com que a empresa funcione melhor.

2. Quando Jobs e Woz eram universitários, a Universidade de Berkeley assistia a um movimento revolucionário dos estudantes contra a Guerra do Vietnã. Jobs acreditava que a revolução acontecia de outra forma, em outro lugar. De que revolução ele estava falando? Que conseqüências positivas e negativas surtiram para nós, atualmente, na sua opinião? Procure relacionar com os conceitos vistos em sala de aula.

Os “revolucionários” estavam apenas seguindo uns aos outros, enquanto Steve Jobs caminhava em direção contrária, em buscas de seus ideais, em busca da grande revolução tecnológica ,falava da Globalização, que daria origem a criação de novas tecnologias, que proporcionaria a criação dos computadores,o surgimento da internet.A facilidade de acesso a todo tipo de informação trouxe inúmeros benefícios a população mundial, hoje pode-se falar com pessoas do outro lado do mundo, fazer transações bancárias, estudar online em outros países, mas também trouxe alguns aspectos negativos como aumento da pedofilia, muitas pessoas que não tem acesso a tecnologia acabaram por perder seus empregos por falta de conhecimento, e a aumenta significativamnte a individualidade pois a cada dia as pessoas estão mais voltadas as tecnologias, se prendendo no mundo das redes sociais e fugindo do contato cara a cara.

3. Analise a seguinte afirmação, citada por Steve Jobs no início do filme: “Informação é poder”. Procure relacionar com os conceitos vistos em sala de aula.

Todas as formas de conhecimento, nas mãos de pessoas sábias se tornam verdadeiras, armas, o conhecimento em forma de informação é melhor que qualquer quantia em dinheiro,uma pessoa que têm conhecimento pode ir á qualquer lugar, pode criar coisas novas, voar alto, portas se abrem, o conhecimento nos dias de hoje se tornou a chave de todas as negociações, Quer dizer que na era do conhecimento sem fronteira, a informação vale dinheiro. Quem detém de informação, tem poder. Como disse Jobs no filme: “É como nesses países estranhos que o exercito depõe o presidente, a primeira coisa que eles tomam são os meios de comunicação,.

4. O conhecimento é fonte de inovação. As empresas Apple e Microsoft foram consideradas empresas inovadoras em momentos retratados no filme. A aprendizagem dessas empresas ocorreu tendo como base o conhecimento tácito ou explícito? Justifique sua resposta e a embase com conceitos vistos em sala de aula.

As duas empresas usaram do conhecimento tácito,foi a partir de insights que eles tiveram a ideia de criar empresas, mas depois de criadas eles passaram a usar o conhecimento explícito adquirido na faculdade e com os outros estudantes para evoluir na construção de suas máquinas.

5. Relacione a rápida expansão da Apple à criação e gestão do conhecimento organizacional, identificando momentos do filme em que isso se torna explícito.

No inicio da criação da Apple Steven Jobs não tinha noção nenhuma sobre gestão do conhecimento organizacional, em certos momentos ele trata sua equipe como escravos, fazendo com que eless trabalhassem mais de 50 horas ininterruptas. Informação é poder, ele tinha isso e soube usar ao seu favor desenvolvendo um computador pessoal, e era exatamente o que as pessoas queriam. Com o seu modo particular de gerenciamento organizacional, o que hoje não é recomendado, ele fez com que sua empresa, a Apple, saísse do “marco zero” e ir ao topo em pouco tempo, criando competições entre seus colaboradores, isso fez com que ele criasse um produto com muita aceitação entre as pessoas.

6. Na sua opinião, as empresas Microsoft e Apple eram gerenciadas com tendências mais ocidentais ou mais orientais? Justifique as razões de sua resposta.

A Microsoft adotou todo o tempo o gerenciamento ocidental pois estava sempre buscando externamente maneiras de desenvolver seus produtos como a linguagem para o computador ALTAIR e o Sistema Operacional para a IBM, estava sempre interagindo com o meio externo. Já a Apple usou os dois tipos de gerenciamento, como por exemplo na implementação do mouse ao computador Macintosh Steven Jobs (Apple) visitou a Xerox para justamente pegar a ideia deles, o que define um perfil ocidental de gerenciamento buscando externamente um aperfeiçoamento no seu produto. Ao realizar competições entre equipes dentro da empresa fazendo com que eles desenvolvessem um sistema melhor ele estava usando um perfil mais oriental buscando internamente uma melhoria aos seus produtos.

7. Cite um momento do filme em que Steve Jobs pratica a redundância em seu estilo de gestão na Apple e cite as consequências sentidas pela empresa e pela equipe.

O momento em que Steve cria dois grupos de criação dentro da Apple, os dois grupos acabam se virando um contra o outro, e os desentendimentos e brigas entre os funcionários se tornam constantes, a empresa se divide e alguns setores acabam sendo negligenciados por falta de união dos funcionários, o que causa o declínio da administração de Jobs na Apple.

8. Cite pelo menos 2 cenas do filme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com