TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criaçao Da Politica

Artigos Científicos: Criaçao Da Politica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

A vida política

A invenção da política

O surgimento da cidade

Apesar das diferenças históricas na formação da Grécia e de Roma ,há três aspectos comuns a ambas e decisivos para a invenção da política.O primeiro é a forma da propriedade da terra ;o segundo,o fenômeno da urbanização;e o terceiro, o modo de divisão territorial das cidades.

luta das classes pedia uma solução . Essa solução foi política,que transformou as comunidades urbanas em cidades propriamente ditas.A

Os primeiros chefes políticos,também conhecidos como legisladores introduziram uma divisão no território das s,cidades, visando diminuir o poderio das famílias ricas agrárias, dos artesãos e comerciantes urbanos ricos e satisfazer a reivindicação dos camponeses pobres e dos artesãos e assalariados urbanos pobres.

Quem nascesse num demos ou numa tribus,independentemente de sua situação econômica ,tinha assegurado o direito de participar direta ou indiretamente das decisões da cidade.

Os principais traços da invenção da política

Rompendo com o poder despótico ,gregos e romanos inventaram o poder político porque:

Separaram a autoridade pessoal privada do chefe de família,separaram o privado do público e impediram a identificação do poder político com a pessoa do governante.

Separaram a autoridade militar do poder civil,subordinando a primeira ao segundo.Isso não significa que em certos casos , como em Esparta e Roma ,o poder político ,mas sim que as ações militares deviam ser ,primeiro ,discutidas e aprovadas pela autoridade política (as assembléias ,em Esparta ;o Senado ,em Roma )e só depois realizadas.

Separaram a autoridade mágico-religiosa do poder temporal laico ,impedindo tanto a divinização dos governantes quanto sua transformação em sumos sacerdotes.

Criaram a idéia e a prática da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública , definidora dos direitos e deveres para todos os cidadãos ,impedindo que fosse confundida com a vontade pessoal de um governante.

Criaram a instituição do erário público ou do fundo público ,dos bens e recursos que pertencem á sociedade e são por ela administrados por meio de taxas, impostos e tributos,impedindo a concentração da propriedade e da riqueza nas mãos dos dirigentes.

criaram o espaço político ou espaço público _a Assembléia grega e o Senado romano -,no qual os que possuíam direitos iguais de cidadania discutiam suas opiniões,defendiam seus interesses,deliberavam em conjunto e decidiam por meio do voto,podendo,também pelo voto,revogar uma decisão tomada .

Gregos e romanos tornaram a política inseparável do tempo e também conceberam ação ligada á noção do impossível .Com isso ,não só conceberam e praticaram a política como ação humana (e não só conceberam e praticaram a política como cumprimento de decretos divinos perenes ou eternos ) ,como também inauguraram a idéia e a pratica da criação continua da realidade social ou de sua transformação -isto é,a história.

O significado da invenção da política

A política é inventada de um modo que ,a cada

solução encontrada ,um novo conflito ou uma nova luta podem surgir ,exigindo novas soluções .Em lugar de reprimir os conflitos de tal modo que o fracasso nesse trabalho é a causa do uso da força da violência .

A democracia ateniense e as oligarquias de Esparta e da República romana Fundaram a idéia e a prática da política na cultura ocidental.Eis por que os historiadores gregos ,quando a Grécia caiu sob o domínio do Império de Alexandre da Macedônia ,e os historiadores romanos ,quando Roma sucumbiu ao domínio do império dos césares , falaram em corrupção de decadência da política na cultura ocidental .Eis por que os historiadores gregos ,quando a Grécia caiu sob o domínio do Império dos césares ,falaram em corrupção e decadência da política para eles ,o desaparecimento da pólis e da res publica significava o retorno ao despotismo e o fim da vida política propriamente dita .

Evidentemente ,não devemos cair em anacronismos ,supondo que uma parte da sociedade –os escravos – estava excluída dos direitos políticos e da vida política. Em segundo lugar ,a sociedade era patriarcal e, conseqüentemente, as mulheres também estavam excluídas da cidadania e da vida pública.A exclusão atingia também os estrangeiros e os miseráveis.

A cidadania era exclusiva dos homens adultos livres nascidos no território da cidade .Além disso ,a diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com