TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMOCRACIA

Tese: DEMOCRACIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  Tese  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

Contemporaneidades Prof: Igor Marcelo

Aluna(o)s: Tayany Delany S. Borges Matrícula: 1211*******

11/06/13

DEMOCRACIA

Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista,parlamentarista e republicano. No dicionário Aurélio, significa “”1- Governo do povo; soberania popular; democratismo. “2- Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder.”.

A palavra Democracia origina-se da união de duas palavras gregas: Demos = Povo e Kratia = Poder. “É o governo do povo, para o povo, pelo povo”.

Governo do povo quer dizer governo com um sentido popular; “para o povo” significa que o objetivo é o bem do povo; “pelo povo” quer dizer realizado pelo próprio povo. Na democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes (direta ou indiretamente por meio de representantes eleitos).

Mas, para entender a abrangência da palavra Democracia, torna-se necessário compreender seu sentido histórico. A Democracia surgiu na Grécia onde o governo era realmente exercido pelo povo, que fazia reuniões em praça pública para tratar de vários assuntos e problemas. Era chamada Democracia Direta. Neste tipo de democracia, as decisões são tomadas em assembleias públicas.

Com o crescimento das populações, as reuniões em praça pública ficaram impossíveis de acontecer, surgiu então, um novo tipo de Democracia, a Democracia Representativa, onde o povo se reúne e escolhe – por meio do voto – os representantes que irão tomar decisões em seu nome. Este é o processo mais comum de tomada de decisão nos governos democráticos, também chamado de mandato político.

Durante muito tempo ao longo da história, o poder esteve concentrado nas mãos de uma minoria rica da sociedade. Com o crescimento das cidades houve um consequente aumento demográfico, que pressionando essa elite governamental, exigia maior participação na vida pública. Para favorecer a maioria ou temendo perder o poder, os governantes decidiram proporcionar participação política a toda população. Inicialmente esse fato aconteceu na Cidade-Estado de Atenas, na Grécia Antiga. .

A Democracia costuma ser dividida em duas correntes:

1. Democracia Direta ou Participativa

2. Democracia Indireta ou Representativa.

• Democracia Direta: ocorreu em Atenas, quando os cidadãos participavam diretamente da vida política da cidade. Por exemplo, a decisão de criar um imposto para equipar o exército era tomada por todos os cidadãos reunidos em assembleia. No entanto a democracia direta tinha algumas limitações ao restringir o direito de participação das mulheres, escravos, e estrangeiros.

• Democracia Participativa ou democracia deliberativa é um regime onde se pretende que existam efetivos mecanismos de controle exercidos pela sociedade civil sobre a administração pública, não se reduzindo o papel democrático apenas ao voto, mas também estendendo a democracia para a esfera social. A democracia participativa é considerada um modelo ou ideal de justificação do exercício do poder político pautado no debate público entre cidadãos livres e em condições iguais de participação. Advoga que a legitimidade das decisões políticas advém de processos de discussão que, orientados pelos princípios da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com