TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMOCRACIA X AUTOCRACIA

Pesquisas Acadêmicas: DEMOCRACIA X AUTOCRACIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  13.556 Visualizações

Página 1 de 2

Democracia X Autocracia

Sabe-se que existem duas formas de classificar e analisar os diferentes regimes políticos no mundo. Onde podemos classificar os países como sendo autocráticos ou democráticos, de acordo com o grau de participação dos governados no processo de escolha dos governantes. E como liberais ou não, se existirem limites constitucionais que impeçam os governantes de impor todas as suas vontades sobre os governados. Toda via essas duas características podem se fundir dando origem a autocracias liberais e democracias não liberais.

A autocracia possui como principal característica a não participação dos governados no processo de escolha dos governantes, porém na autocracia liberal são respeitadas a constituição e as leis que dela decorrem e sendo o Estado dividido em Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. São também características dos regimes liberais a preservação dos direitos civis e políticos, sendo o último limitado aos homens instruídos e proprietários de bens, ou seja, só a minoria da população possui voz política. Por essa razão os regimes liberais são titulados autocracias, uma vez que a maioria dos governados não influencia na indicação do governo, nem controla os governantes.

Já a democracia é caracterizada pela participação do povo na escolha de seus governantes, porém nem todo país democrático é liberal, como é o caso da Venezuela por exemplo, onde seu governante foi eleito pela população, mas exerce seu poder sem limites. As democracias não liberais não possuem as mesmas características dos regimes liberais, como por exemplo podemos citar a ausência da separação entre os poderes do Estado.

Com isso podemos concluir que democracia e liberalismo são duas coisas completamente distintas e não necessariamente correlacionam-se. A democracia vem desenvolvendo-se em todo mundo e o liberalismo não. Mesmo sendo a democracia originária da autocracia liberal, os termos democracia e liberalismo voltaram a ser separáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com