TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Trabalho Universitário: DESENVOVIMENTO ECONÔMICO LOCAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  3.088 Palavras (13 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1. INTRODUÇÃO

Considera-se, portanto ser a Copa de 2014 um momento de grandes oportunidades para o Brasil uma vez que propiciará a ampliação da exposição de nosso país no cenário mundial e isso consequentemente influenciará no aumento de visitantes e de investidores interessados em conhecer e estabelecer negócios com o Brasil.

O presente trabalho busca analisar e interpretar o texto “ A copa do mundo é nossa” utilizando-se para isso dos conhecimentos adquiridos no decorrer das disciplinas: Teorias da Administração I, Comunicação e Linguagem assim como àqueles provenientes da Sociologia e Filosofia que juntos nos possibilitarão fazer uma abordagem das várias possibilidades de investimento e desenvolvimento trazidos por um evento como este.Além de desenvolver um pensamento que nos possibilite analisar de forma crítica a realidade social e econômica para o Brasil antes e depois da copa de 2014.

O objetivo deste estudo ainda é possibilitar uma melhor fixação do que se aprendeu ao longo desse semestre, a fim de tornar cada vez mais presente sua importância e aplicabilidade ao meio empresarial. Afinal o desenvolvimento deste trabalho, nos dá a possibilidade de identificarmos o que seria uma boa oportunidade de negócio e como a mesma poderia ser melhor aproveitada por um empreendedor sonhador como Gilberto que estava diante de uma oportunidade de alavancar novos negócios com a chegada da Copa do Mundo. As decisões importantes, quando embasadas no planejamento atrelada a uma boa idéia somada a uma boa oportunidade têm grande possibilidade de serem eficazes e de alcançarem o desenvolvimento e crescimento da empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

A realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, além de uma competição esportiva de grande porte, na qual serão necessários vastos processos de preparação, e complexas operações serão também responsáveis por aspectos positivos nos mais variados setores econômicos e sociais, sejam eles de forma duradoura ou temporária assim como diretos ou indiretos. No entanto, um evento dessa natureza é cercado ainda por riscos, e por isso faz-se necessário administração eficiente tanto no setor público quanto privado, buscando dessa forma garantir para a sociedade todos os benefícios que podem ser proporcionados.

Nesse sentido, ao mesmo tempo em que o Brasil cumpri as etapas e exigências designadas pela FIFA está também reafirmando o país com capacidade tanto de organizar uma competição de tais dimensões internacionais como alcançará diante do mundo inteiro, um outro patamar nos níveis socioeconômico e estrutural.

Diante do texto colocado em estudo e das pesquisas que foram realizadas em outras fontes de pesquisa, pode-se dizer que um dos principais aspectos positivos trazidos pela Copa do Mundo no Brasil em 2014 será o fluxo turístico gerado por esse evento esportivo que mobiliza o mundo inteiro. No contexto deste fluxo turístico, estão inseridos não só os torcedores que virão ao país para assistir aos jogos, mas também os que serão conquistados em função da exposição na mídia internacional. Por isso vale lembrar que esta é uma oportunidade do Brasil alavancar o turismo a partir da visibilidade no cenário internacional e um melhor aproveitamento do potencial turístico de nossa terra. O turismo será responsável por movimentar a economia em vários segmentos como, por exemplo: hospedagem, transporte, comunicações, lazer, comércio. Vale ressaltar ainda como aspecto positivo a geração de emprego e renda para muitos brasileiros.

Existe no momento uma grande expectativa quanto às perfeitas condições das cidades que receberão os jogos no que se refere principalmente à infraestrutura dos estádios, mobilidade urbana, hospedagem e segurança. Pois são estas as maiores dificuldades para o recebimento de um evento deste porte e a preocupação seria o Brasil não conseguir atender de forma adequada ao grande número de pessoas que são estimadas. Por outro lado o país passa por conta dessa necessidade de adequação por uma reforma de grande impacto na estrutura física do país e porque não dizer na estrutura financeira. Verifica-se nesse ponto aspecto negativo sobre a realização da copa no Brasil no que diz respeito ao grande desembolso financeiro nessas obras que poderiam ser destinadas às questões sociais que castigam ainda nos dias de hoje a sociedade brasileira como educação e saúde.

Diante dos aspectos positivos e negativos observados com a sua realização pode-se dizer que a Copa do Mundo não está resumida apenas ao seu âmbito esportivo, e, portanto deve ser vista como uma oportunidade de abertura de grandes negócios, onde o Brasil é visto pelo mundo inteiro como local de possibilidade de grandes investimentos.

Com base no texto “A Copa do Mundo é Nossa”, podemos afirmar que Gilberto tinha como objetivo principal, ampliar os serviços oferecidos pela ZZZ no que se refere ao Turismo, tendo em vista o grande fluxo de estrangeiros turistas que virão para Salvador assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014. Com seu pensamento empreendedor, Gilberto pretende com essa oportunidade, agregar valor ao seu negócio, no que se referem ao citytur, passeios pelos principais monumentos históricos de Salvador. Essa nova ideia empreendedora, está voltada ao público alvo, estrangeiros turistas que virão para Salvador assistirem os jogos da Copa.

Para consolidação de tal ideia, faz-se necessário a criação de um Planejamento Estratégico, Tático, como também Planejamento Operacional. A seguir, explicaremos tais ações que deverão ser empregados.

a) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A ZZZ oferecerá aos seus clientes serviços personalizados de acordo com a necessidade de cada um. Portanto procurará desenvolver um atendimento que além de satisfazer a necessidade dos clientes, cultivará um relacionamento que favoreça a atração, retenção e aquisição de clientes, maximizando assim seu valor e tornando diário o desafio de fidelizar esses clientes.

A empresa ZZZ conta com a experiência no setor adquirida através do tempo de existência. No entanto, enxerga um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com