TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico Local

Ensaios: Desenvolvimento Economico Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1- Introdução..........................................................................................................3

2- Desenvolvimento...............................................................................................4

3- Conclusão..........................................................................................................9

Referências......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho estaremos conhecendo um pouco sobre a reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais juntamente com o desenvolvimento econômico local da cidade de JAU-SP. Onde são empregados alguns cursos para a especialização no setor do calçado feminino que é a área de maior desenvolvimento da cidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 No início do texto a autora afirma que “O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil.” Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto, explique a questão da letra (a) que está logo a seguir:

a) Explique o que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais.

No começo da década de 70 a classe trabalhadora sofreu um golpe que redesenhou seu perfil, com a implantação e a inovação tecnológica fez com que o número de operários diminuísse de forma considerável. Operários como homens e mulheres que tinham capacitação apenas para trabalhos braçais sofreram bastante, pois foram substituídos por máquinas.

Com esses fatores as conseqüências e o desemprego foram imediatas, frente a isso a instabilidade profissional daqueles que ainda conseguiram se manter em seus postos de trabalho que apartir daí começou a ser cada vez mais almejado por pretendentes ao cargo.Pois para aqueles trabalhadores que conseguiram permanecer, surgiu uma classe privilegiada que foi a do cargo de chefia ou gestor, que era marcada pela diferença econômica em relação aos trabalhadores dos cargos subordinados.

Com isso houve um enfraquecimento do sindicalismo e a diminuição subseqüente da representação política das classes trabalhadoras.

b) Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consultas de sua escolha, identifique quais são as políticas brasileiras para o desenvolvimento local.

Algumas políticas brasileiras para o desenvolvimento local são:

-O aproveitamento de recursos (petróleo, floresta)

-Localização (acesso privilegiado, entroncamento)

-Infra estrutura física

-Infra estrutura social

-Estimulo a novas tecnologias

-Subsídios

-Mão-de-obra

-Atrativos turísticos

-Inovação cultural

-Entretenimento e outros.

c) Faça uma pesquisa de campo (visite a prefeitura de sua cidade, órgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento, etc.) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.

A secretária de desenvolvimento local destina recursos para o núcleo de couro e calçado na cidade de jau.

O secretário Geraldo Alckmin assinou no dia vinte e cinco de setembro de dois mil e onze a liberação de recursos para serem investidos no núcleo de couro e calçados. A iniciativa irá beneficiar micros, pequenas e médias empresas couro calçadista que serão responsáveis pela geração de empregos em jau e região.

Segundo o APL (arranjo produtivo local) nossa cidade é formada por 1.182 estabelecimentos sendo 250 empresas de calçados, 800 bancas de prestação de serviços, 120 empresas de componentes para calçados, 3 curtumes,4 empresas de artefatos de couro e 3 shoppings. No total são produzidos 140 mil pares de calçados por dia.

A ação da Secretária do desenvolvimento em parceria com o SENAI de jau oferece cursos de capacitação para mão-de-obra no setor calçadista. O SENAI de jau está situado a Rua: Capitão José Ribeiro, 294, Jardim Regina.

Os cursos disponíveis são:

Manutenção de máquinas de calçados, corte, pesponto, montagem, modelagem, e acabamento com duração de 800 horas.

O objetivo do curso é preparar o cidadão para ingressar no mercado de trabalho, pronto para resolver os problemas do dia-a-dia na área, tendo êxito e conquistando o seu espaço para um bom cargo e um salário melhor e assim estando preparado gerando satisfação, lucros e mão-de-obra qualificada.

2) Sob a perspectiva da administração, procure identificar os seguintes pontos Planejamento Estratégico envolvido no Desenvolvimento Econômico Local e ou Regional.

A secretária juntamente com o sindicato do calçado estimula e promove eventos dando condições para o calçadista ter acesso a estes, que tem como principal Jau trend show e a Francal. Com o apoio do Prefeito de nossa cidade Dr. Oswaldo Franceschi Junior e secretário do desenvolvimento Paulo Henrique Campos foi concedida a redução do ICM de 12% para 7% da alíquota no setor calçadista.

a) Obtenha dados das principais pessoas envolvidas na condição do processo de desenvolvimento econômico (cargo, grau de escolaridade e experiências anteriores).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com