TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina As Estratégias Adotadas Para Combater O Terrorismo.

Trabalho Universitário: Defina As Estratégias Adotadas Para Combater O Terrorismo.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

O terrorismo não é um fenômeno novo na história da humanidade. Independente da sua origem, social ou etnoreligiosa, o terrorismo atual apresenta algumas características como a colocação da luta pela causa acima de qualquer outro conceito, a não negociação, o uso de qualquer meio para atingir os objetivos, a tentativa de uma justificação moral para os atos praticados com a atribuição da responsabilidade às vítimas e da honra aos que o praticam.

O combate ao terrorismo passou a fazer parte das prioridades de diversos Estados em suas relações internacionais. A alteração na agenda de segurança resultou no aumento dos esforços da sociedade internacional em estabelecer medidas de combate ao terrorismo. O combate ao terrorismo é conduzido por meio do antiterrorismo, medidas de caráter eminentemente defensivo que objetivam a redução das vulnerabilidades aos atentados terroristas, e o contraterrorismo, medidas de caráter eminentemente ofensivo, tendo como alvo as diversas organizações terroristas em presença, a fim de prevenir, dissuadir, ou retaliar atos terroristas.

O pilar Prevenir visa lutar contra a radicalização e o recrutamento para o terrorismo, identificando os métodos, a propaganda e os instrumentos utilizados pelos terroristas. As prioridades definidas em matéria de prevenção são:

O pilar Proteger visa reduzir a vulnerabilidade dos alvos a atentados e limitar o impacto destes. Este pilar propõe a realização de uma ação coletiva a nível da segurança fronteiriça, dos transportes e de todas as infraestruturas transfronteiras.

O terceiro pilar apresentou medidas para assistência legal, construção da capacidade de prevenir a proliferação de armas de destruição em massa e responder a ataques com essas armas, assistência ao controle de fronteiras e a segurança dos meios de transporte, proteção de alvos vulneráveis, engajamento do setor privado e a institucionalização da CTITF.

No quarto pilar foram inseridas medidas também relacionadas com a questão dos direitos humanos por meio de relatórios temáticos, programas de treinamento, workshops e organização de seminários regionais no Oriente Médio e no Norte da África.

Os ataques terroristas são políticos. Os grupos terroristas, por não terem poder para travar uma guerra contra unidades estatais, procuram atingir objetivos políticos desestabilizando governos por meio de ações que disseminam o medo e a insegurança entre as populações.

Fonte:

http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000122011000300046&script=sci_arttext

http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000122011000300046&script=sci_arttext

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com