TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico - China

Ensaios: Desenvolvimento Econômico - China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

A China é a economia que mais cresce nos últimos anos, já superando países como o Japão e da Europa, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, sendo a segunda maior economia do mundo.

O Produto Interno Bruto (PIB) per capita da China é de $8,400 (dados de 2011), porem isto mostra a paridade de poder de compra dividido pela população.

Acompanhando seu desenvolvimento econômico, a China é o país que teve o maior crescimento no Índice de Desenvolvimento Humano e isso é conseqüência do aquecimento de sua economia, o aumento do PIB per capita e a política de trazer a população de volta para as zonas rurais, onde o custo de vida é mais baixo, e o controle de natalidade (sendo a China o país mais populoso do mundo), por isso ainda possui um IDH abaixo de outros países, como o Brasil e tem muito a melhorar, pois ainda sim no país há uma grande desigualdade de renda per capita, onde ainda se encontra muita riqueza e muita pobreza.

É grande a desigualdade na distribuição de renda na China, aproximando-se de países de subdesenvolvimento como da África e America Latina. O coeficiente Gini, que mede o grau de desigualdade de um país, é de 0,49 na China, enquanto que, por exemplo, no Brasil é de 0,51. Analisando territorialmente a China percebe-se que a parte costeira e leste do país é a mais desenvolvida do que o resto da China.

Em função dessa desigualdade de distribuição de renda encontramos na China grandes multinacionais, que visaram uma forma de mão de obra qualificada e barata e que não faz exigências trabalhistas importantes, aproveitando das "portas" abertas que a China está para o investimento exterior. Essas multinacionais instalam fabricas na China, investindo no país e usufruindo na mão de obra do País, baixando os custos da produção. Onde os trabalhadores encontram muitas dificuldades como: horas extras excessivas, condições precárias de trabalho e moradia, violação de direitos das mulheres, trabalhos de menores e discriminação.

A educação na China apesar de ser considerada rigorosa e severa e isso pode ser traduzida como respeito e organização, os alunos na China têm a consciência de que precisam ser os melhores para conseguirem entrarem nas melhores faculdades, os estudos são de domingo a sexta, onde alguns também optam por fazerem aulas de reforço aos sábados para complementarem os estudos.

Nas salas de os alunos respeitam os professores e não há conversas paralelas durante as aulas.

O caso de um exemplo de aluno chinês, as aulas começam às 8 horas da manhã, até as 12 horas e depois voltam no período da tarde para depois saírem às 17 horas, em casa estudam mais 3 horas por dia, fazendo os deveres e lições de casa.

O consumo de produtos da população chinesa se diversificou com a globalização e a nova reforma econômica realizada por Xiaoping. Com a globalização e a grande influencia de marcas famosas se instalando na China, hoje temos a China como grande consumidora de produtos de marcas de Multinacionais e produtos de luxos, acompanhando o crescimento do poder aquisitivo de compra da população, quem imagina que na China se encontra nas ruas muitas bicicletas e mobiletes se engana, hoje podemos encontrar muitos veículos de luxo circulando as ruas das principais cidades chinesas e uma quantidade de bicicletas bem menor que no passado.

Atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com