TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Uma Verdade Inconveniente

Ensaios: Dissertação Uma Verdade Inconveniente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 3

No mundo moderno, incrivelmente globalizado, ocorre uma tendência a valorização do lucro em detrimento a fatores de grande importância para a sobrevivência humana. Assim, a emissão de CO2 acarretando no aquecimento global em um futuro, não muito distante trará consequências catastróficas. Mas, há uma cultura que pode ser formada através da educação ambiental visando as crianças e, com isso, projetar futuros líderes mundiais que lutem contra o grande descaso dos governantes atuais que, por sua vez, nos guiam a uma civilização em crise e em um total processo de autodestruição.

O ser humano como um todo, não assimila bem (ou nunca assimila), sua parcela de responsabilidade na questão do aquecimento global, assim não consegue se mobilizar para enfrentar esse problema, toma uma posição omissa, que avalia ser confortável. Não é interessante para os governantes mundiais se “renderem” ao real perigo do aquecimento global, por ser um problema que envolve muito dinheiro e assim uma reavaliação dos conceitos econômicos mundiais, uma nova mentalidade econômica(exemplo são as montadoras de automóveis que para não perderem uma certa demanda o mercado externo, não fazem um investimento correto e direcionado aos veículos híbridos) cultural, empresarial, etc.Mesmo assim foi assinado no Japão, o protocolo de Kyoto, que limita a emissão de CO2 , gerando um certo desconforto nos Estados Unidos e Austrália, por exemplo, que não vigoraram o acordo, por serem os maiores emissores de CO2, essa situação é sem dúvida é uma verdade inconveniente para as potencias mundiais.

O homem não da um valor correto, e necessário aos recursos naturais, imprescindíveis para a nossa existência, um grande exemplo é a água, que, de acordo com previsões científicas nos faltará em 50 anos.Nosso planeta é composto por 2/3 de água e 2% da água da terra é doce, com isso, grande parte dessa água está poluída. Outro fator é o desmatamento desenfreado que prejudica a absorção do CO2 , a fauna e a flora mundial esta sofrendo sérios danos e modificações, também causados pela modificação de seus habitats naturais.

Geleiras descongelando, catástrofes naturais como, tsunamis, enchentes, inundações, secas, furacões, tornados, epidemias, são eventos climáticos que acontecem por decorrência do aquecimento global. Para se conter esse ímpeto é necessária a utilização de aparelhos elétricos, o uso consciente de energia, o uso de automóveis que utilizem combustível biológico, como o etanol produzido no Brasil, seria eficiente também uma maior utilização do transporte público, ou recorrer a um meio de transporte que não necessite de combustível,como a bicicleta, recorrer a reciclagem que é um dos fatores mais importantes nesse processo, utilizar energia solar, plantar árvores, confiar o seu voto a políticos que se interessem no assunto, e por fim educar as crianças nas escolas, formando um legado de consciência ambiental.

Assim, podemos evitar o fim da nossa existência, assim como conhecemos, tantas evoluções, tantas descobertas, esse bem tão precioso, que podemos chamar de “casa” está sendo aniquilado, e o pior de tudo, é que esse assunto só terá relevância, com preocupação no âmbito mundial, quando a catástrofe estiver proxima. Todos os dias os avisos são dados, com a natureza se rebelando, por enquanto são os outros seres que estão entrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com