TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidades Cultural No Brasil

Artigos Científicos: Diversidades Cultural No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Na escola contemporânea encontram-se fatores que levam ao desconhecimento sobre o respeito, a diversidade cultural baseado nos índices de bullying, violência, preconceito no contexto das práticas pedagógicas das diversas disciplinas do currículo escolar.

Cada disciplina na escola abarca um conhecimento singular, porem a diversidade cultural deve ser empregada constantemente nas suas abordagens de forma direta ou indireta, fazendo com que o aluno entenda o que cada área do conhecimento expõe e relacione essa diversidade em seu contexto de vida.

É de suma importância a ação da escola, ter uma visão ampla e uma ação tátil para identificação e solução de problemas considerado as vezes “normal” perante a sociedade no que se diz respeito a descriminação, intolerância, violência e dentre outras agravantes que se encontram nas salas de aula, corredores, pátio, dentro e fora da escola.

Existem uma série de problemas na escola, mais isso não significa que não se possa fazer nada pra resolver, o trabalho é árduo, longo e cansativo, porém o seu resultado é sempre satisfatório e precisa servir como exemplo na sociedade para que possamos formar cidadãos críticos e reflexivos.

Escolas e professores devem se unir a fins de identificar e resolver grandes problemas como a invisibilidade sobre diversidade cultural existente em diferentes formas, porém só eles não bastam, é preciso haver o trabalho conjunto entre escola, pais, alunos e comunidade. De que forma então podemos combater esse sério problema que aflige o nosso setor educacional brasileiro? Não há formas e métodos fixos, porém se existir a comunicação, o dialogo e ações que levem ao conhecimento diretamente com experiência mútuas não conhecidas até então pelos educandos tudo poderá ser diferente gerando mudanças frutíferas.

2 DESENVOLVIMENTO

O professor tem uma grande vantagem perante a escola, ele é um formador de ideais e caráter social no qual muitos alunos se espelham, e é nesse privilégio que o educador deve entrar em ação, pondo em sala suas estratégias de ensinagem desenvolvidas antes para cada situação encontrada anteriormente.

Para uma boa resolução do problema é necessário um trabalho interdisciplinar em que seja envolvida a maioria das disciplinas a fim de trabalhar o conhecimento sobre a cultura e suas diversas facetas, para que os alunos compreendam melhor o processo de formação da sociedade a partir de sua diversidade cultural e social.

É de grande importância promover para a sociedade experiências como diferentes culturas para que assim seja uma forma de conhecer diferentes modos e expressões existentes, perante diferentes pessoas e/ou grupos de diversas etnias, religiões, hábitos, crenças, valores, costumes entre outros. Um conhecimento que fará uma diferença significativa em relação ao conhecer o homem e suas adversidades em geral.

É importante lembrar que quanto mais conhecimento uma pessoa tem, menos preconceito ela terá. Reconhecer e respeitar o valor do “outro” é elevar sua instrução a um ponto de evolução que não será perdido jamais.

O ponto forte para a contribuição do professor pode ser considerada como um fator simples, porém de difíceis formas de se aplicar. Um dilema de fácil entendimento, porém de complicada compreensão, “diversidade sim, desigualdade não”. Aceitar e respeitar ideias, é um grande desafio e belos passos para a tolerância e convívio social.

Do mesmo modo que a LDB de 1996 diz que: “A educação básica é direito de todos e dever do estado”. O estado por contra partida não deve apenas cumprir leis, ele deve também estudar e elaborar projetos nos quais sirvam com apoio ou até mesmo como base, elementos que ajudem a sociedade a conhecer mais as diversas culturas existentes.

É com a grande contribuição de todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com