TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL

Trabalho Escolar: ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  2.174 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Discutir a escola e a diversidade cultural significa compreendê-la na ótica da cultura, sob um olhar mais denso, que leva em conta a proporção do dinamismo, do fazer-se cotidiano, levado a efeito por homens e mulheres, trabalhadores; negros e brancos, adultos e adolescentes, enfim, alunos e professores, seres humanos concretos, sujeitos sociais e históricos, presentes na história, atores na história. Pensar a escola na sua dimensão sócio cultural implica, assim, resgatar o papel dos sujeitos na trama social que a constitui, enquanto instituição. Aborda a questão da diversidade cultural, buscando problematizar o modelo homogeneizante da instituição escolar, discutindo o significado e as implicações em pensar o aluno como sujeito sociocultural. Em seguida, faz uma discussão em torno das dimensões educativas da escola, evidenciando as suas possibilidades como espaço de formação humana.

A escola é vista como uma instituição única, com os mesmos sentidos e objetivos, tendo como função garantir a todos o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente acumulados pela sociedade. Tais conhecimentos, porém, são reduzidos a produtos, resultados e conclusões, sem se levar em conta o valor determinante dos processos. Materializado nos programas e livros didáticos, o conhecimento escolar se torna "objeto", "coisa" a ser transmitida. Ensinar se torna transmitir esse conhecimento acumulado e aprender se torna assimilá-lo. Como a ênfase é centrada nos resultados da aprendizagem, o que é valorizado são as provas e as notas e a finalidade da escola se reduz ao "passar de ano". Nessa lógica, não faz sentido estabelecer relações entre o vivenciado pelos alunos e o conhecimento escolar, entre o escolar e o extraescolar, justificando-se a desarticulação existente entre o cotidiano escolar, o conhecimento e a vida dos alunos.

O que cada um deles é, ao chegar à escola, é fruto de um conjunto de experiências sociais vivenciadas nos mais diferentes espaços sociais. Assim, para compreendê-los, temos de levar em conta a dimensão da "experiência vivida", apreendendo o cotidiano como espaço e tempo significativos.

DESENVOLVIMENTO

Sob o discurso da democratização da escola, da educação para a cidadania ou mesmo da escola única, essa perspectiva homogeneizante expressa um determinado construto, socialmente produzido, ligado à ideia do Estado-Nação. Na escola, se traduz numa forma de conceber a educação, o ser humano e seus processos formativos, ou seja, traduz um projeto político pedagógico- a escola como espaço privilegiado de formação do "futuro" cidadão que vai informar o conjunto das ações educativas, que ocorrem no seu interior.

Esse modelo e seus pressupostos vêm sendo colocados em questão. De um lado, as rápidas transformações que vêm ocorrendo na sociedade brasileira, com ênfase na globalização da economia e na generalização das inovações tecnológicas, vêm demandando um novo perfil de ser humano, com potencialidades e habilidades que o velho modelo escolar não tem conseguido atender. Por outro lado, a ação dos movimentos sociais vem evidenciando os limites e fragilidades do projeto político de cidadania, através das lutas e denúncias das desigualdades e exclusões sócio-políticas. Vamos conhecer algumas sugestões para o bom desenvolvimento da teoria educacional voltada para a diversidade cultural na escola

 Como a escola deveria trabalhar (na sala de aula, nas diferentes disciplinas em atividades extras sala e etc.) as questões referentes à diversidade existentes na sociedade?

A princípio a escola deve implantar projetos de resgate das origens dos alunos. A primeira das atividades deve ser resgatar a memória dos alunos e de suas famílias, a fim de saber a história de cada um, suas origens, sua infância, onde viveram, quais eram seus hábitos. Uma das formas de trazer à tona as histórias de vida é a escola trabalhar com objetos pessoais dos estudantes e dos próprios professores. Os educadores também devem participar dos resgates, já que eles também formam o ambiente escolar. Outro aspecto bastante importante para ser trabalhado são as religiões do aluno. Saber qual é sua religião, se ele possui uma? “Pedir que os alunos realizem pesquisas sobre o assunto é uma ótima forma de fazer com que eles conheçam e respeitem outras culturas”. Após conhecer os alunos presentes na escola, o próximo passo seria conhecer a história da escola:

 Porque ela tem esse nome?

 E essa arquitetura?

 Quando foi construída?

 Qual é sua história?

Esses são aspectos importantes para que o aluno reconheça o espaço no qual estuda.

 Como o professor pode trabalhar para a formação do sujeito cultural em nossa sociedade?

Desenvolver no interior do educando uma cultura de participação, de decisões coletivas, de convivência com as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com